"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Por que Washington odeia Hugo Chávez?



Mike Whitney
Global Research


No final de novembro, a Venezuela foi atingida por chuvas torrenciais e inundações que deixaram 35 mortos e cerca de 130 mil pessoas desabrigadas. Se George Bush fosse presidente, em vez de Hugo Chávez, os desabrigados teriam sido submetidos sob a mira de uma arma para campos de prisão preventiva – como o Superdome - como aconteceu depois do furacão Katrina. Mas não assim que Chávez trabalha. O presidente venezuelano apressou-se a "permitir" que a lei que lhe deu poderes especiais para prestar ajuda de emergência e habitação para as vítimas das enchentes. Chávez, em seguida, limpou o palácio presidencial e o transformou em moradia para 60 pessoas, que é equivalente transformar a Casa Branca em um abrigo de desabrigados. As vítimas de desastres estão sendo alimentadas e cuidadas pelo Estado até que possam retornar aos seus lares e voltar ao trabalho.

Os detalhes dos esforços de Chávez tem sido omitidos pela mídia dos EUA, donde é regularmente demonizado como um "homem forte de esquerda" ou um "ditador". A mídia se recusa a reconhecer que Chávez tem reduzido a desigualdade de renda, erradicou o analfabetismo, melhorou as condições da saúde para todos os venezuelanos, a redução da desigualdade e aumento do nível de vida. Enquanto Bush e Obama ampliaram suas guerras no estrangeiro e diminuíram os impostos para os ricos, Chávez estava ocupado melhorando a vida dos pobres e necessitados, e ao mesmo tempo se defendia da última onda de agressão dos EUA.

Washington despreza Chávez porque ele não está disposto a entregar os vastos recursos da Venezuela para as elites empresariais e banqueiros. É por isso que o governo Bush tentou derrubar Chávez em uma fracassada tentativa de golpe de estado em 2002, e por isso o ‘fala mansa’ Obama continua a lançar ataques encobertos contra Chávez. Washington quer uma mudança de regime para poder colocar um fantoche que abra mão das reservas da Venezuela para as grandes empresas petrolíferas e transformar a vida dos trabalhadores num inferno.

Wikileaks divulgou recentemente documentos que mostram que a administração Obama intensificou a sua interferência nos assuntos internos da Venezuela. A seguir, um trecho de um post recente da advogada e escritora, Eva Golinger:

"Em um documento secreto escrito pelo atual Secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Craig Kelly, e enviado pela Embaixada dos EUA em Santiago, em junho de 2007, o Secretário de Estado, a CIA e Comando Sul do Pentágono, juntamente com uma série de outras embaixadas dos EUA na região, Kelly propôs “seis áreas principais de ação para o governo dos EUA (USG) para limitar a influência de Chávez” e “reafirmar a liderança dos EUA na região”.

Kelly, que desempenhou o papel principal de “mediador” durante o golpe de Estado em Honduras no ano passado, contra o presidente Manuel Zelaya, o presidente Hugo Chávez é descrito como “inimigo” no seu relatório.

“Conheça o inimigo: Precisamos entender melhor como Chávez pensa e o que pretende... Para se opor eficientemente à ameaça que representa, é necessário conhecer melhor seus objetivos e como ele pretende levar a cabo isso. Isto exige uma melhor inteligência em todos os nossos países”. Na mesma nota, Kelly admite que o presidente Chávez é “um inimigo formidável”, mas acrescenta “que, sem duvida, se pode tomar”. (Wikileaks: documentos confirmam os planos dos EUA contra a Venezuela, Eva Golinger, Postais da Revolução).

As mensagens do Departamento de Estado mostram que Washington tem financiado grupos anti-Chávez na Venezuela por meio de organizações não-governamentais (ONGs) que afirmam estar trabalhando pelas liberdades civis, os direitos humanos e a promoção da democracia. Esses grupos se escondem por trás de uma fachada de legitimidade, mas seu verdadeiro objetivo é derrubar o governo democraticamente eleito de Chávez. Obama apóia este tipo de subversão como o mesmo entusiasmo que Bush. A única diferença é que o time de Obama é mais discreto. Pode-se ver mais detalhes sobre o caminho do dinheiro no seguinte post de Golinger:

"Na Venezuela, os EUA tem apoiado grupos anti-Chávez por mais de oito anos, incluindo aqueles que realizaram o golpe de Estado contra o presidente Chávez, em abril de 2002. Desde então, o financiamento tem aumentado significativamente. Um relatório de avaliação de Maio de 2010, sobre a ajuda externa aos grupos políticos na Venezuela, encomendado pelo National Endowment for Democracy, constatou que mais de $ 40 milhões de dólares por ano é distribuído para os grupos anti-Chávez, a maioria proveniente de agências dos EUA”.

A Venezuela se destaca como o país latinoamericano onde o NED tem investido mais recursos nos grupos de oposição durante 2009, com $ 1.818.473 dólares, mais do dobro do ano anterior.... Allen Weinstein, um dos fundadores do NED, revelou certa vez no Washington Post que “O que fazemos hoje era feito de forma clandestina, há 25 anos pela CIA...” (America's Covert "Civil Society Operations": US Interference in Venezuela Keeps Growing", Eva Golinger, Global Research).

Na segunda-feira, o governo Obama revogou o visto de embaixador da Venezuela em Washington, em represália à não aceitação, por parte de Chávez, do candidato a embaixador norteamericano em Caracas, Larry Palmer. Palmer tem sido um crítico ferrenho de Chávez, dizendo que havia uma relação clara entre os membros do governo Chávez e as guerrilhas de esquerda na vizinha Colômbia. É uma forma indireta de acusar a Chávez de terrorismo. Pior ainda, os antecedentes de Palmer e sua história pessoal sugerem que sua nomeação poderia representar uma ameaça à segurança nacional na Venezuela. Considere os comentários de James Suggett de Venezuelanalysis on Axis of Logic:

"Veja a história de Palmer, em colaboração com os oligarcas apoiados pelos EUA na República Dominicana, Uruguai, Paraguai, Coréia do Sul, Honduras e Serra Leoa, para ‘promover o Tratado de Livre Comércio (NAFTA)’. “Assim como a classe dominante dos EUA nomeou um afroamericano, Barack Obama, para substituir George W. Bush, com todo o resto intacto, Obama, por sua vez, nomeia Palmer para substituir Patrick Duddy, que estava envolvido na tentativa de golpe contra Chávez em 2002 e um inimigo dos venezuelanos durante seu mandato como embaixador dos EUA na Venezuela ". (http://axisoflogic.com/artman/publish/printer_60511.shtml)

A Venezuela já está cheia de espiões dos EUA e sabotadores. Eles não precisam de qualquer ajuda dos agentes que trabalham dentro da embaixada. Chávez fez bem em não aceitar Palmer.

A nomeação de Palmer é apenas "mais do mesmo", mais interferências, mais subversão, mais problemas de decisão. O Departamento de Estado foi, em grande parte, responsável por todas as chamadas revoluções de “cores codificados” na Ucrânia, Líbano, Geórgia, Quirguistão, etc, as quais foram pré-fabricadas, feitas para a TV, eventos que colocaram os interesses dos capitalistas ricos contra os do Governo eleito. Agora, a tropa de Hillary quer tentar de a mesma estratégia na Venezuela. Tudo depende de Chávez para detê-los, por isso ele é empurrado por meio de leis para “regular, controlar ou proibir o financiamento estrangeiro das atividades políticas”. É a única maneira de se defender contra a ingerência dos EUA e proteger a soberania da Venezuela.

Chávez também está usando seus novos poderes para reformar o setor financeiro. Abaixo temos um trecho de um artigo intitulado "A Assembléia Nacional da Venezuela aprova Lei que transforma o Sistema Bancária em um serviço público":

"A Assembléia Nacional da Venezuela aprovou na última sexta-feira, uma nova legislação que define o setor bancário como uma industria ‘do serviço público’, exigindo dos bancos na Venezuela que passem a contribuir mais para os programas sociais, os esforços de construção de moradias e outras necessidades sociais ao mesmo tempo em que a intervenção governamental mais fácil quando os bancos deixarem de atender às prioridades nacionais...”.

“A nova lei protege o patrimônio dos clientes dos bancos em caso de irregularidades por parte dos proprietários... e estabelece que a Superintendência de Bancos deve ter em conta o melhor interesse dos clientes dos bancos - e não apenas os acionistas - quanto à tomada de decisões que afetam as operações de um banco".

Então, porque Obama não faz a mesma coisa? Será que ele também tem medo de uma mudança real ou ele é apenas um lacaio de Wall Street? E continua...:

"Na tentativa de controlar a especulação, a lei limita a quantidade de crédito que podem ser disponibilizados para os indivíduos ou entidades privadas, fazendo com que 20% do montante do capital de um banco possa estar disponível para o crédito. A lei também limita a formação de recursos para grupos financeiros e os bancos estão proibidos de ter participação em corretoras e companhias de seguros”.

A lei também estabelece que 5% dos lucros, sem os impostos, de todos os bancos serão dedicados exclusivamente aos projetos elaborados pelos conselhos comunitários. 10% do capital dos bancos também deve ser colocado em um fundo para pagar salários e pensões em caso de falência.

Segundo números de 2009, fornecidos pela Softline Consultores, 5% do lucro, sem os impostos, no setor bancário da Venezuela no ano passado significaria umc adicional de 314 milhões de Bolivares, ou 73,1 milhões dólares, para programas sociais que atendam as necessidades da maioria mais pobre na Venezuela (http:/ / venezuelanalysis.com/news/5880)

"Controle de especulação? Agora há uma idéia nova. Naturalmente, os líderes da oposição estão chamando as novas leis de “um ataque à liberdade econômica”, mas isso é besteira. Chávez apenas está protegendo o público das práticas predatórias dos banqueiros sedentos de sangue. A maioria dos norteamericanos querem que Obama faça o mesmo.

Segundo o Wall Street Journal, “Chávez, no passado, ameaçou expropriar os grandes bancos se não aumentassem os empréstimos aos pequenos empresários e compradores em potencial, desta vez, está aumentando a pressão pública para mostrar a sua preocupação com a falta de moradias para 28 milhões de habitantes da Venezuela”.

Caracas sofre de um déficit habitacional enorme que ficou muito pior devido às inundações. Dezenas de milhares de pessoas precisam de abrigo agora, por isso Chávez está pressionando os bancos para ajudarem. Naturalmente, os bancos não querem ajudar aqueles que, chorosamente, pedem ajuda. Mas Chávez ignorou suas queixas e os ‘notificou’. De fato, na terça-feira, emitiu a seguinte advertência:

“Qualquer deslize de um banco e será expropriado, quer seja o Banco Provincial, o Banesco ou o Banco Nacional de Crédito”.

Bravo, Hugo. Na Venezuela de Chávez as necessidades básicas dos trabalhadores têm preferência sobre as especulações e lucros dos banqueiros. Não admira por que Washington o odeia!


Mike Whitney é um colaborador freqüente do Global Research. Global Research artigos por Mike Whitney

Veja o artigo original em: http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=22602