"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 16 de dezembro de 2012

Farc: 2ª etapa do diálogo de paz deve terminar no sábado


A mesa de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) entra nesta sexta-feira (14) em uma nova jornada, enquanto continua a expectativa sobre o que foi debatido entre ambas as partes nestes últimos 25 dias.


A ponto de concluir a segunda rodada, que deve terminar neste sábado (15), o governo e a guerrilha continuam buscando soluções para impulsionar uma política de desenvolvimento agrário integral nas regiões que permita um progresso social e econômico igualitário no país.

O acesso e uso da terra é a constante no diálogo, iniciado no dia 19 de novembro no Palácio de Convenções, em Havana, ao qual se somaram nos últimos dias diversos especialistas neste tema, alguns da Universidade Nacional.

São seis os incisos sobre a terra contidos no Acordo Geral, assinado no dia 26 de agosto passado, apenas um deles versa sobre as terras improdutivas, a formalização da propriedade, a fronteira agrícola e a proteção de zonas de reserva. Para além de expressar suas opiniões, as partes trabalham sobre a base das mais de duas mil propostas recolhidas nos diferentes setores da sociedade colombiana através das mesas regionais que secionaram em nove departamentos do país nos últimos meses.

A estas iniciativas incorporam-se as formuladas pelo site www.mesadeconversaciones.com.co, disponível desde 7 de dezembro.

Com apoio de Vermelho