"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ATO DE SOLIDARIEDADE COM O POVO COLOMBIANO



“A solidariedade é a ternura dos povos”
Che




Representantes de diversas organizações sociais, partidos políticos, movimentos populares e pessoas brasileiras e colombianas num ato de solidariedade com o povo colombiano e sua luta pela paz, se reuniram no passado 7 de Novembro em frente do Consulado de Colômbia na cidade de São Paulo. Com o firme propósito de entregar o Manifesto em solidariedade a Piedad Córdoba e à Marcha Patriótica, assinado por um amplo grupo de forças sociais, políticas e culturais do Brasil, o qual tem como principal consigna respaldar a busca de uma solução política ao conflito e se solidarizar com o povo colombiano em sua luta por ampliar a democracia e conquistar garantias políticas e sociais. A atividade constituiu-se em um ato histórico na solidariedade com a Colômbia. É o primeiro evento de protesto que se faz a uma instituição do governo colombiano no Brasil.



Este dia participaram representantes de diversas organizações sociais, dos partidos políticos PT, PCdoB, PCB, da Consulta Popular, a Refundação Comunista, do Partido Comunista da Colômbia e da Marcha Patriótica; também manifesto se o apoio dos movimentos populares como o MST e a CMP de igual maneira fizeram presença pessoas brasileiras e colombianas militantes de Agenda Colômbia - Brasil.
Infelizmente esse dia não foi possível o atendimento por parte do Consulado, no entanto, se persistiu no propósito e no dia 9 de Novembro uma comissão composta por brasileiros e colombianos foi atendida pelo cônsul da Colômbia em São Paulo, Edwin Ostos Alfonso e mais dois funcionários diplomáticos do consulado. Neste espaço se fez leitura do manifesto e se exortou ao governo colombiano a garantir a participação da oposição política. Resalta- se parte do manifesto que diz:
“Afirmamos com clareza que se devem respeitar e apoiar todos os esforços democratizadores e participativos que permitam consolidar América Latina como um território de paz. Diante do exposto, exortamos o governo colombiano a restabelecer os direitos políticos da líder Piedad Córdoba; que se garanta a vida de todos e todas integrantes do movimento Marcha Patriótica e se lhe outorguem as condições necessárias para o exercício da oposição política. Comprometemo-nos a estar atenciosos para evitar qualquer atentado contra os direitos à vida e a participação deste movimento político e da sociedade colombiana em geral”.
O grupo de forma solidaria e marcando um precedente perante os funcionários do governo colombiano indicaram com o documento que se comprometiam “a estar atenciosos para evitar qualquer atentado contra os direitos à vida e a participação deste movimento político e da sociedade colombiana em geral”.
Este ato foi sem dúvida uma mostra de solidariedade do povo brasileiro e suas diversas organizações sociais. A solidariedade se fez palpável, transcendendo a retórica e derrubando as barreiras com as quais historicamente separam os povos da América Latina. Com este ato gritamos forte pelo fim das injustiças, da perseguição ao pensamento crítico na Colômbia, pela vida, pela paz com justiça social e pela construção de um continente unido, democrático, justo e soberano.
Agenda Colômbia - Brasil