"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Comunicado da Delegação das FARC-EP

-->
A Havana 02 de fevereiro de 2013

Compatriotas de Nossa América:


Não há muito tempo um mafioso e paramilitar “puro sangue” se colocou fraudulentamente a faixa presidencial para governar Colômbia durante 8 anos.


Suas campanhas políticas foram financiadas pelos chefes paramilitares com dólares do narcotráfico, segundo o confessam seus antigos irmãos no crime, pressos hoje nos EUA.
Ele é o responsável direto do horror desses crimes de lesa humanidade que o mundo conheceu com a denominação triste de “falsos positivos”. Durante seu governo, seu ministro da Defesa, Camilo Ospina, lançou a Diretiva 029 que desencadeou essa enlouquecida campanha da morte que segou a vida de milhares de jovens inocentes que seriam apresentados nos meios de comunicação como “guerrilheiros mortos em combate”. O Fiscal Geral deve explicar ao país por que não tem aberto ainda processos judiciais contra as jerarquias, responsáveis por esses crimes.
Foi Álvaro Uribe Vélez e seu irmão Santiago, os promotores principais do grupo paramilitar “Os Doze Apóstolos” que banhou em sangue o norte de Antioquia e, para apagar as marcas de sua responsabilidade, eliminou um por um todos seus testigos, menos um oficial que o denuncia desde seu refugio em Argentina. Sugerimos ler o livro da escritora colombiana Olga Behar, “Os Doze Apóstolos” pois abunda em detalhes.
Uribe como governador de Antioquia emitiu a ordem operativa aos paramilitares que perpetraram o massacre de EL Aro. Quando o chefe paramilitar Villba, que dirigiu essa ação, mencionou a Uribe no processo, então o forçou a mudar a versão em troca do benefício da casa pelo cárcere e, depois o mandou matar na porta dela.
Quando o cabecilha paramilitar Salvatore Mancuso em suas confissões comprometeu industriais, generais, governadores e políticos, então 13 chefes paramilitares foram extraditados de imediato para os EUA por Uribe, não para fazer justiça mas para impedir suas denuncias. Uribe traiu assim os seus companheros com os que desenhou o projeto paramilitar em reuniões na região do Urabá antioquenho e cordobés.

Para reeleger seu Fiscal de bolso, Mario Iguarán, enviou seu ministro do interior, Sabas Pretel de la Vega a recolher dinheiro entre os paramilitares para subornar magistrados. Entre “Macaco” e outros cabecilhas reuniram cinco milhões de dólares para esse propósito, mas esse dinheiro desapareceu das mãos de Sabas e Ramiro de la Espriella.
Realmente, os crimes do ditador guatemalteco, Rios Montt, julgado por este dias, palidecem diante a obra criminal de Álvaro Uribe Vélez, que agora anda reagrupando a extrema direita, como recurso desesperado, para se blindar jurídicamente a futuro.
Um personagem nefasto, como é Uribe,que não pode ganhar a guerra assassinando tantas pessoas inocentes e humildes de um país, não pode impedir hoje que Colômbia busque a solução política do conflito. As colombianas e colombianos todos, devem se mobilizar para defender a Mesa de Diálogos da Havana e, exigir ao mesmo tempo o direito constitucional que lhes assiste para ser protagonistas principais da paz com justiça social, em democracia e soberania.
DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP