"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 2 de maio de 2015

FARC-EP respondem ao Procurador Ordóñez

Fumigações com glifosato não cabem dentro de nova política antidrogas”

Por intermédio do Comandante Joaquín Gómez, as FARC-EP relembraram ao Procurador Ordóñez que a política antidrogas promovida pelo Estado fracassou, que os principais beneficiários dos cultivos de coca não são os campesinos que a cultivam mas sim os bancos nacionais e estrangeiros que ficam com algo mais de 80% dos lucros do negócio. Assinalou, ademais, que nas últimas décadas todas as campanhas presidenciais foram financiadas com dinheiros do narcotráfico.

“Se efetivamente houve uma solicitação de suspender o uso do glifosato por parte do governo no que concerne à luta contra as drogas de uso ilícito, as FARC saudamos esta determinação, assim não tenha surgido como produto das conversações de Havana, pois está claro que em relação com tal assunto especificamente, há uma divergência central com os delegados do Presidente Santos”, manifestou o comandante Gómez.

Denunciou que estas fumigações têm feito um dano terrível ao ecossistema e prejudicado gravemente aos campesinos, e assinalou que a nova política antidrogas deve basear-se nos direitos humanos; ademais, a erradicação deve ser combinada e acompanhada de projetos de desenvolvimento.

“Pensamos que, se de verdade quer contribuir para A Paz da Colômbia, o qual se nos apresenta como bastante duvidoso, deveria propender para que o acordo parcial de Havana nesta matéria tome imediata aplicação no território nacional, contando com que as FARC-EP têm a absoluta disposição para contribuir na aplicação do mesmo”, foi a última mensagem que o comandante Joaquín Gómez enviou ao Procurador Ordóñez.
 -- 

Equipe ANNCOL - Brasil