"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 29 de junho de 2015

FARC-EP pedem a Santos desescalar conflito em Colômbia



As FARC-EP e o governo se encontram em conversações desde 2012 para pôr fim ao conflito social e armado que aflige a Colômbia.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo [FARC-EP] fizeram um chamamento nesta quinta-feira ao Governo do presidente Juan Manuel Santos para desescalar o conflito em Colômbia, no contexto do ciclo 38 dos diálogos de paz que as partes desenvolvem em Havana [Cuba] desde 2012. Fabiola López, correspondente de teleSUL em Havana, informou que a guerrilha fez referência ao cansaço que o conflito armado de mais meio século gerou, o qual está dessangrando a população.
Através de um comunicado, as FARC-EP narraram os acontecimentos dos últimos dias marcados pela resistência da população civil à Força Pública. Asseguraram que, na zona colombiana de Argelia, campesinos, fartos de suportar dentro de suas casas a policiais confinados pelo temor de serem atacados, procederam a expulsá-los da zona urbana, exigindo sua reinstalação longe da população. Não deixe de ler: FARC-EP e Governo colombiano continuam os Diálogos de Paz. Enquanto isso, em Inzá, o assassinato de um comuneiro por uma patrulha do Exército resultou na detenção de trinta soldados por parte da comunidade indígena que exige o cessar das operações e que os militares abandonem o território.
Nesse sentido, a guerrilha relembrou que, ao instalar estações de polícia e unidades militares em áreas urbanas, escolas, campos desportivos etc., o Estado viola normas do Direito Internacional Humanitário, das quais é signatário.
Em contexto: Representantes do governo colombiano se reúnem com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo [FARC-EP] para conversar em Havana desde o ano de 2012, tratando de conseguir uma saída combinada à confrontação, que dura mais de meio século.
Como resultado dos diálogos de paz, foram alcançados acordos parciais em temas como a reforma rural integral, participação política e garantia para a oposição, o tema das drogas ilícitas, ademais de um programa para o desminado e a criação de uma comissão da verdade.

Fonte: 
www.telesurtv.net
-- 
Equipe ANNCOL - Brasil