"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 2 de junho de 2013

Hackers chineses espiaram e roubaram segredos militares dos EEUU


Os mais prezados segredos militares dos Estados Unidos levavam anos expostos à curiosidade da China. Os piratas informáticos a serviço do gigante asiático aproveitam desde há anos as falhas de segurança dos bancos de dados do Pentágono e muitos de seus contratistas para roubar códigos de programação e copiar os segredos tecnológicos mais protegidos de Washington, afirmam expertos.

 
Isto poderia significar que a China não só está ganhando a batalha cibernética contra os EEUU, como também que poderia estar obtendo vantagem importante no caso de uma guerra direta entre ambas as potências, segundo temem expertos militares.
 
Pela primeira vez, se sabe que os hackers chineses se apropriaram de detalhes de projeto de uma dúzia de sofisticados armamentos que o complexo militar industrial estadunidense fabrica e que conformam a “espinha dorsal” do sistema de defesa do país para Ásia, Europa e o Golfo Pérsico, segundo reportou ontem o Washington Post, citando um informe da Junta de Ciências de Defesa para o Pentágono.
 
Entre os artefatos comprometidos pela intromissão cibernética chinesa, se encontra o complexo de defesa F-35 Joint Strike Fighter, considerado o sistema mais caro jamais construído, a um custo de 1.400 milhões de dólares. Os projetos roubados também incluem várias naves como o caça F/A-18, o V-22 Osprey, o helicóptero Black Hawk e um novo buque de combate especialmente projetado para operações nos litorais. Além disso, detalhes para a melhoria de sistemas de defesa antiaérea, como o dos mísseis Patriot e o de mísseis anti-balísticos Aegis da Marinha, foram parar em mãos dos piratas chineses.
 
Se bem que os autores do informe, um grupo de assessores militares e civis, não identificam quando ocorreu o roubo nem sua duração, e tampouco identificam a Pequim diretamente, deixam claro seu temor de que a informação obtida outorgue ao exército chinês a capacidade para incapacitar o mais sofisticado armamento estadunidense.
 
Tudo parece indicar que a espionagem eletrônica tem sido o caminho eleito pela China para encurtar a distância que a separa dos EEUU em tecnologia militar avançada, poupando-se milhares de milhões de dólares e anos de pesquisa e desenvolvimento.
 
Existem suspeitas de que o roubo de projeto do F-35 Fighter ajudou a China a desenvolver sua versão muito mais rápido”, disse o Post, citando um experto militar que estima que Pequim poderia haver dado um saldo de 25 
anos graças à apropriação de segredos.
 
O assunto mantêm “indignados” os políticos e militares estadunidenses. O Pentágono apresentou um informe no mês passado no Congresso em que, pela primeira vez, acusa a China de “ser, de longe, o país mais ativo no roubo de propriedade intelectual dos EEUU”.
 
O país asiático se defende dizendo que foram eles vítimas dos ataques cibernéticos estadunidenses.
 
Para o presidente Barack Obama, a cibersegurança se converteu numa obsessão, pelo que este será um tema prioritário em sua reunião com seu parceiro chinês, Xi Jinping, em junho na Califórnia.
 
É um tema que temos proposto em todos os níveis em reuniões com nossos homólogos chineses e estou certo de que será um assunto a tratar”, confirmou ontem o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.