"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

AS SEIS PROPOSTAS DO DOUTOR ÁLVARO LEYVA DURÁN

La Habana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 3 de novembro de 2013

No dia 21 de outubro próximo passado, o ex-ministro de Estado Álvaro Leyva Durán dirigiu aos plenipotenciários das partes na Mesa de Conversações de Havana uma carta aberta na qual, fazendo exercício dos direitos e dos deveres que constitucionalmente tem todo colombiano para contribuir para a busca da paz, pôs à consideração da Mesa seis importantes propostas que marcam possíveis rumos para fazer mais expedita a marcha para a solução política ao conflito interno colombiano.

O doutor Álvaro Leyva propõe valiosas iniciativas, tais como:

·        Blindar o processo de paz de eventuais interferências eleitorais.
·        Ambientar a rota da reconciliação com a materialização de um armistício sob a vedoria de ONU, UNASUR e CELAC.
·        Propõe às partes um convênio para avançar em trabalhos de retirada das minas anti-pessoa. Sugere abordar, também com participação internacional, a solução do problema das drogas ilícitas.
·        Propõe analisar fórmulas que permitam ampliar os alcances dos benefícios da paz a respeito dos atores da confrontação.
·        E retomando uma iniciativa das FARC, insiste em sua preocupação pelo esclarecimento da verdade e da responsabilidade em torno da história do conflito.

Leyva, um homem militante desde há 30 anos da causa da paz, encerra sua mensagem com o convite sensato às partes, aos setores da sociedade, aos meios de comunicação social a moderar a linguagem como necessário compromisso dos que, na verdade, anseiem a reconciliação.
Recebemos com muito interesse esta missiva em torno da qual estamos fazendo nossas análises para responder com sabedoria as expectativas que todo o país tem a respeito da saúde do processo e a possibilidade de concretizar um tratado de paz para a Colômbia. Convidamos novamente toda a cidadania a fazer-se partícipe ativa do processo de paz, fazendo chegar suas propostas à Mesa de Conversações. Reiteramos que para as FARC-EP a paz é uma construção coletiva, na qual todos os compatriotas temos muito o que dizer.


DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP