"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 30 de abril de 2013

Delegação de paz FARC-EP - 13º Aniversário da fundação do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia



MOVIMENTO BOLIVARIANO PELA NOVA COLÔMBIA: TREZE ANOS DE LUTA PATRIÓTICA

As bolivarianas e os bolivarianos de convicção e coração celebramos hoje o 13º Aniversário da fundação do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia.
São já treze anos de luta paciente e esmerada no que todos e cada um dos integrantes desta nova torrente popular temos contribuído com nosso trabalho diário de organização nos diversos setores sociais que conformam a pátria, em prol dessa Nova Colômbia com a qual sonhamos todos.
Desde as mais heterogêneas frentes de luta de massas, os integrantes do MB temos adiantado um trabalho abnegado de construção de poder popular, seguindo o exemplo de nosso principal arquiteto, o primeiro Chefe Nacional do MB, a quem hoje rendemos tributo de admiração, nosso inolvidável comandante Alfonso Cano.
Foram anos de grandes lutas e de sacrifícios que ainda doem no mais profundo de nossos corações, porém também são treze anos de crescer, de convencer e de vencer.
Hoje, a nação em sua totalidade em avalanche esperançada, se dispõe a empreender novas batalhas pela paz democrática com justiça social.
As organizações insurgentes sustentam em seus diálogos com o governo colombiano as bandeiras populares que firmaram seu nascimento e que marcam o rumo de seus caminhos. As organizações sociais, em multiplicidade de expressões, se fortalecem e se põem na vanguarda da discussão dos grandes temas nacionais. Nosso povo, sofrido e golpeado, se levanta altivo para continuar o longo caminho de sua justa luta para reclamar seus direitos, a dignidade e a soberania nacional.
Ante esta conjuntura, os bolivarianos e as bolivarianas temos ainda muito que fazer na Colômbia de hoje. As trincheiras estão à volta de cada esquina, na curva de qualquer vereda, em todo aquele lugar onde o povo tenha alguma razão para levantar-se.
Regozijemo-nos, então, em nosso décimo terceiro aniversário. Compreendamos e aprofundemos na magnitude do momento atual da luta popular, e nas imensas responsabilidades que a todos nos cabem frente aos desafios que se avizinham.
Fortaleçamos nosso estudo, façamo-nos fortes na pesquisa e na cultura.
Superemos construtivamente nossos erros, apelando à nossa Plataforma Bolivariana, ao pensamento bolivariano e latino-americanista, e aos Princípios do Trabalho Clandestino, dado que na Colômbia atual ainda não existem garantias para desenvolver nosso trabalho político de maneira aberta e pública.
Recordemos a todas e a todos nossos mártires em todo momento, e rendamos-lhes o melhor tributo com nosso esforço e dedicação à luta por um novo país.
Dessa maneira, nosso Movimento, que é o de todos os patriotas que desejamos uma nova Colômbia justa e em paz, avançará vitorioso pela rota que Alfonso Cano, nosso insigne comandante, lhe traçara.
Com sentimentos de afeto e fraternidade,
Bolivarianamente
PABLO CATATUMBO
Chefe Nacional do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia

La Habana, 29 de Abril de 2013.
__________________________
Delegação de paz FARC-EP