"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 14 de fevereiro de 2015

COMUNICADO CONJUNTO Nº 42


La Habana, 12 de Fevereiro de 2015
No dia de hoje as delegações do Governo Nacional e as FARC-EP encerramos o ciclo 32 de conversações.
Avançamos em estabelecer lineamentos e regras de funcionamento da subcomissão do ponto 3. Relembramos que o objetivo desta subcomissão técnica é contribuir na análise de experiências, geração e discussão de iniciativas e propostas sobre o cessar-fogo bilateral e deixação de armas, como se descreve no documento anexo. A próxima reunião da subcomissão se levará a cabo em 27 de fevereiro e receberemos expertos na matéria.
A 10 de fevereiro recebemos aos membros da Comissão Histórica do Conflito e suas Vítimas, os quais fizeram entrega dos 12 informes dos expertos e dos 2 informes síntese a cargo dos relatores.
A Comissão Histórica do Conflito e suas Vítimas foi criada em agosto de 2014 pela Mesa de Conversações com a finalidade de contribuir para a compreensão da complexidade do contexto histórico do conflito e prover insumos para as delegações na discussão dos diferentes pontos do Acordo Geral que estão pendentes.
Seu mandato consistia em tratar dos seguintes temas: as origens e as múltiplas causas do conflito; os principais fatores e condições que têm facilitado ou contribuído para a persistência do conflito; e os efeitos e impactos mais notórios do conflito sobre a população.
Agradecemos aos 12 expertos e aos relatores pelo profissionalismo e a dedicação com a qual assumiram esta importante tarefa.
Em 11 de fevereiro, no marco da subcomissão de gênero, recebemos a seis representantes de organizações de mulheres e comunidades LGBTI com o objetivo de ouvir sua visão sobre o enfoque de gênero nos acordos já alcançados, assim como frente aos pontos que ainda não foram discutidos. Suas contribuições constituem um insumo fundamental para o fortalecimento dos acordos.
Convidamos todos os cidadãos a seguirem enviando suas propostas através do formulário virtual no portal www.mesadeconversaciones.com.co ou através de sua versão física em todas as prefeituras e governadorias do país.
Agradecemos aos governos de Cuba e Noruega, países garantidores do processo, e de Chile e Venezuela, países acompanhantes, por seu respaldo e colaboração.
O ciclo 33 de conversações iniciará em 23 de fevereiro.


Anexo
SUBCOMISSÃO TÉCNICA DO PONTO 3 DA AGENDA: “FIM DO CONFLITO”.
LINEAMENTOS E MANDATO.
1. Apresentação:
As delegações do Governo Nacional e das FARC-EP, com o objetivo de esclarecer a missão concreta que tem no marco da Mesa de Conversações de Paz de Havana a Subcomissão Técnica, criada para tratar de aspectos concernentes ao ponto 3 da Agenda do Acordo Geral: “Fim do Conflito”, no relativo ao numeral 1. Cessar-fogo e de hostilidades bilateral e definitivo, e numeral 2. Deixação das armas, acordaram o seguinte:
2. Antecedentes:
A criação da Subcomissão Técnica é uma decisão da Mesa de Conversações que se enquadra no “Acordo Geral para a terminação do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura”, subscrito pelo Governo e pelas FARC-EP a 26 de agosto de 2012 e tem também como marco de referência o comunicado conjunto de 7 de junho de 2014 no qual “acordamos criar uma subcomissão técnica integrada por membros das delegações com a finalidade de iniciar as discussões sobre o ponto 3 ‘Fim do Conflito’ da Agenda do Acordo Geral”.
A isto se agrega o acordado entre as partes quanto a que “Esta subcomissão tratará dos sub pontos de cessar-fogo e de hostilidades bilateral e definitivo e deixação de armas, e iniciará revisando e analisando boas práticas nacionais e internacionais na matéria. A Subcomissão estará composta por até 10 membros de cada delegação, que estabelecerão um “cronograma de trabalho”, segundo se consignou no comunicado conjunto de 5 de agosto de 2014 e se ratificou em comunicado conjunto de 22 de agosto do mesmo ano, data em que formalmente se deu por instalada a Subcomissão, precisando que esta iniciará seu trabalho sobre os sub pontos mencionados “para o qual estudará, entre outras coisas, modelos nacionais e internacionais”.
3. Objetivo:
A Subcomissão Técnica sobre cessar-fogo bilateral e deixação de armas tem o propósito de contribuir na análise de experiências, geração e discussão de iniciativas e propostas que, a respeito destes assuntos, possam servir de insumos para agilizar e facilitar as discussões dos plenipotenciários do Governo Nacional e das FARC-EP que permitam a concretização de acordos que conduzam ao fim do conflito. Os acordos sobre estes sub pontos se construirão na Mesa de Conversações.
4. Composição e funcionamento:
A Subcomissão estará composta por até 10 membros de cada delegação, dos quais pelo menos um será um plenipotenciário, e promoverá sessões dentro dos cronogramas e jornadas que as próprias equipes de trabalho acordem. Durante estas sessões se analisarão as experiências, iniciativas e propostas que se sugiram desde cada uma das equipes, ou se ouvirá aos expertos que as partes tenham proposto dentro do Plano de Trabalho da Subcomissão Técnica. A propósito, esta elaborará informes periódicos sobre conclusões e propostas à Mesa de Conversações para que esta avalie o trabalho desta Subcomissão.
Os demais plenipotenciários de ambas delegações poderão assistir as sessões da comissão em qualquer momento.
Os países garantidores assistirão as reuniões da Subcomissão Técnica.
A Subcomissão poderá convidar a reconhecidos expertos na matéria com a finalidade de identificar lições aprendidas de outras experiências e boas práticas. Os expertos serão escolhidos pelas delegações sobre a base de uma lista apresentada pelos países garantidores, ou de comum acordo.
O funcionamento da Subcomissão não deverá interferir na dinâmica da Mesa de Conversações.
5. Duração:
A Subcomissão Técnica realizará sessões durante o tempo que a Mesa considere necessário.
6. O Plano de trabalho:
A atividade da Subcomissão Técnica, com um Plano de trabalho mínimo acordado, se enfocará nos seguintes sub temas, principalmente:
  1. Revisão e análises de modelos e boas práticas nacionais e internacionais relacionadas com o tema do cessar-fogo e de hostilidades bilateral e definitivo.
  2. Revisão e análises de modelos e boas práticas nacionais e internacionais relacionadas com o tema da deixação de armas.
7. Integralidade e simultaneidade:
Dado que o ponto 3, Fim do Conflito, precisa que este é um processo integral e simultâneo, que ademais do cessar-fogo e da deixação de armas, inclui cinco aspectos mais, da mesma importância e transcendência, os quais compõem um todo, os compromisso da Agenda impõe tratá-los não de maneira separada ou isolada, e sim de conjunto e ao mesmo tempo. Tal circunstância implica uma permanente inter-relação com a Mesa no trabalho de intercâmbio de informação e definições que se deem a respeito de cada um dos itens comprometidos:
  • Garantias de reincorporação das FARC-EP à vida civil –no econômico, no social e no político, de acordo com seus interesses.


  • A revisão da situação das pessoas privadas de liberdade, processadas ou condenadas, por pertencerem ou colaborarem com as FARC-EP.


  • A intensificação do combate para acabar com as organizações criminais e suas redes de apoio, incluindo a luta contra a corrupção e a impunidade.


  • A revisão, reforma e ajustes institucionais necessários para fazer frente aos desafios da construção da paz.


  • As garantias de segurança.


  • E o esclarecimento do fenômeno do paramilitarismo, entre outros fenômenos.


A Mesa de Conversações criará os mecanismos necessários para abordar estes temas.
-- 
Equipe ANNCOL - Brasil