"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

A paz com justiça social é possível, lutemos por ela No 31

Por Juan Leonel Pérez.

O conflito colombiano é o mais cumprido de todos os ocorridos no Continente. A classe politica tem permitido que se prolongue, pois só pensa nos seus interesses econômicos: despojo de terras, mão de obra barata nas cidades, megaprojetos agroindustriais, palma africana, imensas plantações de banana, de frutais, grandes usinas hidroelétricas, petróleo, carvão , ouro, canal a nível pela região do Atrato, perto da fronteira com Panamá, etc.

Por atras do conflito vemos a mão suja do Império, seu interesse é geoestratégico, pois visa converter Colômbia em uma imensa base militar para desde ai agredir qualquer país que não se submeta a seus ditames. Um desses pode ser Venezuela por ter tido a ousadia de exercer soberania sobre seus recursos energéticos. A amizade que Juan Manuel Santos lhe oferece a Chávez é o beijo de Judas. Quando o império dê a ordem, não abrirá mão da intervenção militar, como passou no Equador em primeiro de março de 2008, onde assassinou a Raul Reyes, 24 guerrilheiros, um equatoriano e quatro mexicanos, quando se encontravam dormindo num campamento transitório.

O conflito tem-lhe custado ao povo colombiano mais de um milhão de mortos em 64 anos e por isso foi obrigado a se defender por meio da luta insurgente que não tem sido derrotada pelo império com seus planos de guerra, como o Plano Colômbia, Patriota e tantos outros

A semana que passou foi uma das mais trágicas. Vinte soldados morreram em dois dias, vidas que não lhe importam aos donos do poder, já que seus filhos não estão entre eles, que são filhos de operários, de camponeses, pois os filhos dos oligarcas jamais vão ao combate. Também, não se importam com a vida dos jovens guerrilheiros, chamados por eles de “terroristas”. De igual forma definem a sindicalistas, dirigentes indígenas, campesinos e estudantes.

Hoje mais do que nunca se necessita a paz para parar esse derramamento de sangue do povo colombiano.

A seguir, os resultados dos combates entre as forças governamentais e a insurgência das FARC e o ELN, segundo os meios de comunicação de Colômbia e o mundo, do 09 ao 23 de outubro de 2011.

09/10: E combates entre as FARC e o Exército no estado do Tolima, morreram um soldado e três guerrilheiros.
http://www.elespectador.com/noticias/judicial/articulo-304455-combates-entre-ejercito-y-farc-tolima-dejaron-un-soldado-muerto

10/10: Emboscada das FARC a comboio do Exército em Guachené, Cauca, deixa 7 militares mortos (2 deles suboficiais).
http://www.elpais.com.co/elpais/judicial/noticias/en-combates-mueren-soldados-en-zona-rural-caloto

16/10: Apesar dol incremento do pe de forza do Exército, continuam os combates das FARC no estado do Cauca.
http://www.elpais.com.co/elpais/judicial/noticias/violencia-en-cauca-herida-cicatriza

18/10: Guerrilheiros das FARC derrubaram uma torre de energia perto de Orito, no estado do Putumayo, deixando varios municipios sem eletricidade.
http://www.notisistema.com/noticias/?p=428349

18/10: FARC dinamita tramo do oleoducto Transandino no Putumayo.
http://www.notisistema.com/noticias/?p=428349

18/10: Duros combates entre as FARC e o Exército em zona rural de Puerto Caicedo, Putumayo: 3 soldados mortos, 2 feridos e um extraviado.
http://www.radiosantafe.com/2011/10/18/mueren-3-soldados-en-combates-con-las-farc-en-putumayo/

20/10: Foi morto o chefe da inteligencia da Policia em Mocoa, Putumayo.
http://www.caracol.com.co/noticias/regional/asesinado-el-director-del-servicio-de-inteligencia-de-la-policia-de-putumayo/20111020/nota/1565019.aspx

22/10: FARC assalta patrulha militar em Tumaco, Nariño: ao menos 10 militares mortos (entre eles dois suboficiais) e 6 feridos.
http://www.elcolombiano.com/BancoConocimiento/F/farc_golpeo_con_ataque_que_mato_10_militares/farc_golpeo_con_ataque_que_mato_10_militares.asp

22/10: Bomba provoca danos consideráveis na sede da campanha do candidato do partido da U para Prefeito do município de Miranda, Cauca.
http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jhIGtXEJ7WKg2JFVDe-sfhiZE-wQ?docId=1636344

22/10: FARC ataca com cargas explosivas o poliduto Petronorte em Teorama, Norte de Santander.
http://www.caracol.com.co/noticias/regional/las-farc-atacaron-el-poliducto-de-petronorte-en-teorama-norte-de-santander/20111022/nota/1566422.aspx

23/10: Ataque das FARC ao Exército perto de Tame, Arauca: 10 militares mortos (entre eles 1 oficial e 1 suboficial) e ao menos 3 feridos.
http://www.europapress.es/latam/colombia/noticia-colombia-diez-militares-muertos-tres-heridos-emboscada-farc-region-fronteriza-venezuela-20111023032727.html

Os presos políticos em Colômbia são mais de 8 mil, é urgente ser solidários com eles.