"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 12 de outubro de 2013

Movimento pela paz da Colômbia pede cessar-fogo às Farc


 
A ex-senadora Piedad Córdoba anunciou nesta quinta-feira (10) que o movimento Colombianos pela Paz pedir as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) um cessar-fogo unilateral, como fizeram no ano passado, na época do Natal. 

Em declarações à Rádio RCN, a defensora dos direitos humanos disse concordar em suspender temporariamente as negociações entre o governo e as Farc, durante as eleições de 2014.

Na última terça-feira (8) o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, propôs "um tipo de pesquisa ou votação" para os parlamentares da Unidade Nacional sobre a possibilidade de congelar o diálogo em tempo de eleição. No entanto, a maioria está inclinada a continuar as conversações.

No dia anterior, um dos membros da delegação paz do grupo insurgente, Andres Paris, afirmou que está disposto a avançar com qualquer proposta que preserve o processo da paz.
“Caso seja necessária uma pausa, estaríamos dispostos, mas não como unilateral ou impostas pelos meios de comunicação”, disse ele.

“Faremos o esforço, vamos tentar como fizemos em outras ocasiões e tivemos respostas positivas em relação com o que propusemos para as Farc”, contou Piedad, que agregou dizendo que “um processo de paz não pode ficar preso nos interesses eleitorais daqueles que estão apostando na guerra”.

No dia da instalação das negociações de paz em Cuba, em 19 de novembro de 2012, a guerrilha anunciou um cessar-fogo unilateral dois meses, o primeiro em 10 anos, como um gesto de compromisso com a paz.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina