"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

China-América Latina, a aliança da próxima década


CELAC e China concretizaram novos planos com ampla visão estratégica em matéria econômica para aprofundar o desenvolvimento compartilhado nos próximos 10 anos.
A primeira jornada do fórum ministerial da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos [CELAC] com a China culminou nesta quinta-feira com a declaração de Pequim que acomoda um conjunto de estratégias e consensos alcançados pelo bloco econômico para a cooperação multilateral nos próximos 10 anos.
O encontro foi instalado nesta quarta-feira com o discurso do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, quem destacou a importância de manter a cooperação entre os países latino-americanos  para aprofundar o desenvolvimento compartilhado.
Chegou o momento oportuno para o aprofundamento das relações entre China e América Latina [...], os laços entre China e América latina são a necessidade de criar um destino compartilhado China-CELAC, para a consolidação, o desenvolvimento e a transformação dos povos”, enfatizou o mandatário chinês.
A China anunciou que investirá mais de 250 bilhões de dólares em 10 anos na América Latina e no Caribe, uma região pujante, com a qual estreitou laços na última década.
O chefe de Estado chinês enfatizou seu desejo de levar o comércio entre a China e os 33 países deste bloco a 500 bilhões de dólares em dez anos, como já anunciou durante seu giro pela região em julho passado.
Horas antes do fórum, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, considerou o encontro como uma façanha histórica e recordou que se abrem novos caminhos de cooperação para a região.  A China e a nação sul-americana firmaram oito acordos durante sua reunião bilateral nesta quarta-feira.
O enviado especial de teleSUR a China, Rolando Segura, informou que, com a declaração de Pequim, se elaborou uma nova estratégia de cooperação econômica e relembrou que China e Venezuela traçaram sua visão econômica com “mais de 400 projetos de desenvolvimento durante os últimos anos [...], a estratégia China-Venezuela tem um enfoque no desenvolvimento de projetos habitacionais, de educação e investimento social para melhorar a qualidade de vida dos venezuelanos”.
Segura anotou que a China financiou programas como Barrio Nuevo, Barrio Tricolor. “Se designou o ano de 2015 como o ano da mudança estrutural das nações, e se prevê desenvolver um fórum ministerial de ciência e tecnologia com a CELAC”, acrescentou o enviado especial de teleSUR a China.
---
Com apoio de telesurtv.net