"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 4 de janeiro de 2015

Frente Ampla pela Paz da Colômbia: “As FARC têm cumprido o cessar-fogo unilateral por tempo indeterminado”


Escrito por Frente Ampla pela Paz, Democracia e Justiça Social

Comunicado de imprensa 007
29 de Dezembro de 2014
Em cumprimento do reiterado em nosso recente encontro nacional no sentido de sermos sujeitos ativos em tornar realidade a terminação do conflito armado entre os colombianos, aceitamos publicamente nos dias passados realizar a vedoria ao cessar-fogo unilateral por tempo indeterminado por parte das FARC. Dessa tarefa fazemos parte indígenas, afrodescendentes, campesinos e diversos setores sociais e políticos em todos os territórios do país, que a reconhecemos como uma oportunidade para que a voz da sociedade colombiana comece a ter protagonismo neste processo.
No propósito de fortalecer nossa capacidade no exercício da vedoria, durante os dias que tem estado vigente o cessar, sustentamos encontros com a Defensoria do Povo, UNASUL e com a Igreja Católica.
Estabelecemos com estas instâncias acordos de diálogo permanente e de ações conjuntas a favor de fortalecer o processo de cessar unilateral do fogo e de hostilidades, e da desescalada do conflito armado.
Da mesma forma, intercambiamos critérios e características sobre o que significa a vedoria nas atuais condições. Particularmente, com a Defensoria do Povo acordamos um permanente compartilhamento de informação. Estes importantes encontros nos permitem ratificar nosso otimismo sobre a possibilidade de contribuir com o processo da vedoria.
De outra parte, queremos informar à opinião pública que até o momento observamos o cumprimento muito satisfatório do cessar-fogo unilateral declarado pelas FARC, o que redunda em benefício da vida e integridade das comunidades.
Fazemos um novo chamado às partes a criarem o mais rápido possível as condições para um cessar bilateral ao fogo e às hostilidades, que nos leve à suspensão do conflito armado.
Por outra parte, insistimos na urgência de que o governo colombiano inicie as negociações com as outras insurgências colombianas.
Estaremos dando a conhecer informes periódicos de nossa tarefa apoiados nos setores sociais enunciados e nas organizações que tradicionalmente têm-na realizado com credibilidade e reconhecimento; para isso, continuaremos a agenda de encontros com instâncias nacionais e internacionais em busca da maior eficácia em nossa tarefa.
Fazemos chegar nossa afetuosa saudação de ano novo a todos os colombianos e todas as colombianas, ao tempo em que expressamos nossa profunda alegria pela libertação do soldado profissional Carlos Bezerra Ojeda, fato que interpretamos como sinal de que o próximo ano, 2015, será o da terminação do conflito armado para o início da construção coletiva da paz com democracia e justiça social.


FRENTE AMPLA PELA PAZ, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL
"Os olhos da sociedade civil colombiana velando pela paz para todos"
--
Equipe ANNCOL - Brasil