"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 16 de dezembro de 2012

EUA condena ex-chefe de segurança de Uribe a 13 anos de prisão

O ex-general colombiano Mauricio Santoyo, de 53 anos, que foi chefe de segurança do ex-presidente Álvaro Uribe, foi condenado nesta sexta-feira (14) nos Estados Unidos a 13 anos de prisão e 5 em liberdade supervisionada e a pagar US$ 125 mil de multa por dar apoio material a grupos paramilitares colombianos.


Santoyo Ex-general colombiano Mauricio Santoyo é condenado nos EUA
O ex-general, com uma carreira de quase 30 anos na polícia colombiana, foi condenado pelo juiz do distrito leste de Virgínia, James Cacheris, por apoiar uma organização terrorista estrangeira, a Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC). Ele se declarou culpado e afirmou ter colaborado com o narcotráfico.

Santoyo, de 54 anos de idade, se transforma assim no oficial de mais alta patente da força pública colombiana acusado ou condenado nos Estados Unidos.

Santoyo saiu da Polícia Nacional em 2009 e conheceu Uribe em 1995, quando integrava a unidade antissequestro da Polícia, depois custodiou sua campanha eleitoral e prestou serviços em seu primeiro mandato (2002-2006).

O ex-general, que também exerceu o comando do Corpo Elite Antiterrorista da Polícia, se entregou às forças estadunidenses em junho, após saber que o procuravam por acusações de cumplicidade com as AUC, a quem ajudava em suas operações, que incluíam atos de terrorismo e narcotráfico, em troca de suborno.