"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

“O erro de Santos foi ordenar a norte de Cano”: Pablo Catatumbo

 
O integrante da delegação das Farc em Havana, Cuba, “Pablo Catabumbo”, indicou nesta segunda-feira a RCN Radio que o principal erro do presidente da República Juan Manuel Santos foi ordenar a morte do máximo chefe da guerrilha, Guillermo León Sáenz Vargas, aliás, “Alfonso Cano”.
Eu penso que o principal erro que o presidente Santos cometeu foi ter ordenado a morte de Alfonso Cano, e mais quando havia umas aproximações de paz que já se vinham apresentando tempos atrás. Cano era o homem da paz e ele haveria sido um elemento dinamizador deste processo. O presidente se equivocou”, indicou Catatumbo à emissora.
O Comandante guerrilheiro afirmou que “Alfonso Cano” era um “homem de paz” e agregou que se estivesse vivo “o processo talvez iria em maior velocidade”.
A experiência, inteligência e autoridade moral sobre a tropa era algo significativo, porém, ademais, sua experiência em outros processos de paz e seu compromisso com o país teria podido contribuir muitíssimo para este processo”, indicou Catabumbo.
Por último, o integrante da comissão das Farc assegurou que faltam ainda vários detalhes para revelar de como se realizaram as primeiras aproximações entre Governo e Farc.