"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Campesinato do Catatumbo solicita ao Presidente Maduro poder exercer o direto ao refúgio internacional


-->
Fonte: telesurtv.net

Carta aberta ao presidente Maduro dos campesinos mobilizados do Catatumbo
Senhor:
Nicolás Maduro
Presidente da República Bolivariana de Venezuela
Ref.: Refúgio internacional humanitário
Receba uma cordial e fraternal saudação do campesinato do Catatumbo.
Os campesinos e as campesinas do Catatumbo, região fronteiriça com Venezuela, nos encontramos desenvolvendo um protesto social que se prolonga já por 41 dias.
Nossa região vive uma profunda crise econômica, social e humanitária. Uma crise produto de décadas de abandono estatal que se recrudesce com a guerra, a militarização, a erradicação forçada dos cultivos de coca e as sistemáticas violações aos direitos humanos por parte do Estado colombiano.
Estamos exigindo o reconhecimento do campesinato, o acesso pleno aos direitos civis e políticos, aos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais que nos façam viver em dignidade. Exigimos, mediante esta mobilização, o direito à terra e ao exercício da territorialidade para nossas comunidades através de uma Zona de Reserva Campesina, figura que se encontra reconhecida pela lei colombiana.
Temos sofrido a repressão do Estado colombiano, 4 de nossos companheiros foram assassinados pela força pública, temos dezenas de feridos e encarcerados.
Até o momento, nossas reivindicações e exigências não foram ouvidas. Pelo que nos mantemos bloqueando a rodovia Cúcuta – Tibú.
As últimas declarações do presidente Santos nos fazem prever que nosso protesto será duramente reprimido nas próximas horas. Situação que deixaria vulneráveis a milhares de mulheres, anciãos, enfermos e crianças que participam da mobilização.
Com esta carta, queremos solicitar que seu governo nos permita exercer o direito internacional ao refúgio, acolhendo-nos a lei orgânica venezuelana sobre refugiados e asilados, ao Protocolo sobre o Estatuto dos Refugiados e a Declaração dos Refugiados de Cartagena, isto ante a eventualidade de uma operação militar contra nosso justo protesto, ação repressiva que deixará vítimas inocentes.
De antemão, agradecemos a compreensão, a humanidade e a solidariedade do povo e do governo de Venezuela para com o campesinato do Catatumbo.
La Aduana, Tibú, Catatumbo. 21 de Julho de 2013
Asociación Campesina del Catatumbo – Ascamcat
[Associação Campesina do Catatumbo]