"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sobre a Cúpula de Comandantes do ELN e FARC-EP


La Habana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 2 de julhode 2013


Nos somamos à justificada alegria que compartilham todos os revolucionários da Colômbia e os povos de Nossa América pelo comunicado conjunto e a declaração política emanada da Cúpula de Comandantes do Exército de Libertação Nacional e das FARC-EP levado a cabo em algum lugar das Montanhas da Colômbia no mês passado.
Driblando inumeráveis dificuldades, foi possível o debate franco e camaradeiro entre as duas organizações rebeldes, ratificando nosso horizonte de unidade e constituindo já um fato histórico de enorme valor.
Há vinte e três anos nossos comandantes Manuel Marulanda Vélez e Manuel Pérez Martínez acordaram um caminho revolucionário comum que hoje ratificam os comandantes Timoleón Jiménez e Nicolás Rodríguez Bautista. Para trás ficam os dolorosos mal-entendidos que tentaram gerar divisão no caminho dos revolucionários. Hoje, as forças insurgentes da Colômbia estão mais unidas que nunca.
A Delegação de Paz das FARC-EP se mostra satisfeita de poder contar com a experiência e as energias dos companheiros e das companheiras do ELN no desenvolvimento da atual agenda de paz da Colômbia.
Se trata de um motivo de satisfação de enorme significação para todos os que desejamos a paz em nossa pátria. De nossa parte, poremos tudo o que esteja ao nosso alcance para que as conversações entre a organização irmã e o governo colombiano deem início efetivo.
A América de Bolívar se regozija ao ver os combatentes de Manuel Marulanda Vélez, Jacobo Arenas, Camilo Torres e Manuel Pérez Martínez caminhando juntos pela vereda da paz.
A Cúpula de Comandantes faz um chamado à unidade ampla de todas as organizações sociais e políticas na luta pela democracia verdadeira. Ratifica o compromisso histórico dos contingentes elenos e farianos com a paz com justiça social, e com todas as iniciativas populares que em torno ao tema se dão na geografia nacional, incluindo a proposta de uma Assembleia Nacional Constituinte pela Paz.
Viva a unidade dos guerrilheiros da Colômbia!
Viva a paz!

DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP