"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 2 de julho de 2013

Carta de Fidel a Daniel Ortega


Querido Daniel:

Com muita satisfação, acabo de ouvir tuas excelentes intervenções na VIII Cúpula de Petrocaribe. Foi muito justo que a sede dessa reunião houvesse correspondido a Nicarágua, um país que foi capaz de superar o traiçoeiro golpe do império sob o governo de um dos farsantes mais inculto e cínico selecionado pela oligarquia dos Estados Unidos.

Com dinheiro das drogas e das armas, extraiu das prisões de Venezuela ao principal terrorista do grupo formado pela CIA para destruir em pleno voo o avião cubano de linha onde viajavam 73 pessoas a bordo, dentre elas, os jovens cubanos que acabavam de ganhar o Campeonato Centro-americano de esgrima.

Em numerosos povos de Nossa América, como Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Panamá, México e outros, deixaram seus rastros sangrentos os assassinos a soldo dos Estados Unidos.

Seria interminável incluir nesta mensagem a multidão de crimes e saqueios que no resto do mundo levaram a cabo os governos e as forças repressivas do império e seus bastardos cúmplices.

A ti, e a Rosario, desejo felicitá-los pela formidável reunião de hoje.

Não posso deixar de mencionar, num dia como este, a voz sincera, valente e clara de Nicolás Maduro, um homem de pura estirpe operária, modesto, honrado e pobre, que nunca aspirou a cargo algum e hoje se entrega a cumprir o dever que pôs em suas mãos o inolvidável Hugo Chávez, líder da Revolução Bolivariana, quando o azar da vida lhe impediu seguir dedicando cada minuto, cada segundo, ao que hoje constitui o mais nobre sonho da humanidade.

Maduro tem demonstrado o talento, a integridade e energia que o grande líder supôs nele.

O talento brilha também entre os líderes que se reuniram em Manágua. Estou certo de que eles, junto à Pátria de Bolívar e associados a ela, lutam pelo direito de seus povos à saúde, educação, o desenvolvimento e bem-estar material e moral.

Não posso concluir estas palavras sem expressar minhas simpatias por Rafael Correa, Presidente do Equador, que, nestes precisos instantes, quando o império ameaça com guerras e o possível emprego de armas sofisticadas a República Popular Chinesa e a Federação Russa, duas poderosas nações que nunca foram potências coloniais e hoje são vítimas de atitudes ameaçadoras dos Estados Unidos, rechaçou energicamente as ameaças do Presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, se se lhe concedia o asilo político solicitado ao Equador por Edward Snowden.

Um comunicado da Presidência da República expressa: “Equador não aceita pressões nem ameaças de ninguém, e não negocia com os princípios nem os submete a interesses mercantis por importantes que estes sejam”.

Felicidades a todos, Daniel. Para ti e Rosario um forte abraço.
Até a vitória sempre! Como dizia nosso Comandante Hugo Chávez.

Fidel Castro Ruz
29 de Junho de 2013