"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os governos do mundo parabenizam Dilma. Outros vem os recursos da Amazônia se distanciarem.

Telesur / ANNCOL


Varios governos ao redor do mundo expressaram as suas felicitações à presidente eleita do Brasil, Dilma Roussef, pela conquista que obteve, com mais de 55 milhões de votos no segundo turno das eleições presidenciais no país sul-americano neste último domingo.

Relutante e, especialmente, Washington e seus rabos na Europa. É a "realidade diplomática" dissimulada de ligações e cartas de 'parabéns' e ‘beneplacito’. Por dentro chorando a cada vez mais distante pretensão de se apoderar da Amazônia.

Roussef, a primeira mulher a ser presidente do Brasil, obteve 56,05 por cento dos votos válidos com os quais se impôs diante do candidato do opositor Partido Social Democratico Brasileiro (PSDB), que obteve 43,95 por cento dos sufrágios.

As primeiras mensagens de felicitações para a eleita mandatária chegaram da França, Argentina e Portugal, seguidas por gestos semelhantes dos governos da Venezuela e El Salvador.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse em suas congratulações para Roussef, que a eleição da presidente representa um reconhecimento do povo brasileiro para com a administração do chefe de Estado, Luiz Inácio Lula da Silva.

"Esta vitória demonstra o reconhecimento do povo brasileiro para o importante trabalho que ela tem desenvolvido com o Presidente Lula para tornar o Brasil um país moderno e mais justo", escreveu Sarkozy para Roussef.

Por sua vez, o Presidente de Portugual, Aníbal Cavaco Silva, emitiu um comunicado oficial no qual, além de parabenizar a Roussef pela vitória nas eleições, considerou que o futuro governo brasileiro contribuirá para aprofundar o que considerou como uma relação bilateral estratégica.

"Temos certeza de que ele, durante o mandato de Dilma, terá se dará a oportunidade de aprofundar nossas relações e nossa parceria estratégica. Ela pode ter certeza de que nós temos um forte compromisso neste sentido", afirma o texto oficial do governo português.

Além disso, também atráves de um comunicado, a presidente da Argentina, Cristina Fernandez, disse que, "tem o prazer de parabenizar a senhora Dilma Rousseff pela triunfo popular obtido no domingo, durante o segundo turno eleitoral, que a consagra como a primeira mulher Chefe de Estado da República Federativa do Brasil".

Fernandez também telefonou para Dilma Rousseff para dar as boas-vindas ao "clube das companheiras de gênero", assim como se comunicou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para felicitá-lo pelo desempenho eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT) e agradeceu-lhe a papel desempenhado pelo Brasil na América Latina.

Também o presidente venezuelano, Hugo Chávez, enviou suas felicitações a Roussef, quando mais de 96 por cento das urnas já tinham sido apuradas.

Durante seu programa dominical Alô Presidente, Chávez disse que a nova presidente brasileira “é uma mulher patriota, de têmpera, que travou duras batalhas por seu país", ao mesmo tempo em que pidiu aplausos para Lula da Silva, que entregará a presidência do seu país em primeiro de janeiro de 2011.

"Bem-vinda a este clube, Dilma Rousseff", acrescentou o chefe de Estado venezuelano. Chávez, ao parabenizar a nova presidente do Brasil, após ler um comunicado os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral brasileiro.

O chefe de Estado venezuelano enviou um beijo para a presidente eleita e citou a publicação onde se destaca o anúncio “com 130 milhões de votos apurados, o que representa 96,03 por cento do total".

"Você chegou até aqui, Dilma. Você vem de longe, companheira, eu te conheço. Sabemos de onde vens: das batalhas pelo Brasil, a duras batalhas", disse ele.

Da mesma forma, o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, manifestou suas congratulações a Roussef pessoalmente, através de um telefonema.

Funes expressou sua "alegria com a vitória" da representante do PT e felicitou o povo brasileiro por uma "nova amostra de maturidade democrática".

"Quero expressar a minha alegria e a do meu governo pelo triunfo de um projeto que recebeu o apoio esmagador da maioria dos cidadãos. Hoje foi concluída uma jornada inesquecível para o povo brasileiro, que elegeu, pela primeira vez em sua história, uma mulher para dirigir os destinos desta grande nação", destaca um comunicado da Presidência de El Salvador.

Espera-se que representantes de outras nações expressem seu júbilo para com a mandatária brasileira eleita, cujo país detém um papel fundamental na comunidade internacional, dada a sua condição de potência emergente.