"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Carta do coletivo do Programa de Alfabetização Cubano "Sim, eu posso" para a cidade espanhola de Sevilha



Rebelião


Caros educadores cubanos:

Chegamos ao 49º aniversário da conclusão da vossa gloriosa Campanha Nacional de Alfabetização sitiados em um mundo conturbado e convulso, onde a hegemonia das grandes potências ocidentais advoga, a todo instante, por sua arrogante e egoísta política de imposição dos seus interesses a qualquer custo.

Em 2009, os gastos militares subiram para 1,531 bilhões de dólares, quando as Nações Unidas pede aos países desenvolvidos um financiamento de 11 bilhões de dólares para cobrir os gastos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM ) e o valor não ultrapassou 50%.

O abismo das desigualdades está cada vez mais profundo, o número de pessoas com passam fome no mundo subiu para o recorde de 1,020 bilhões e o número de analfabetos se elevou para 796 milhões.

Essa radiografia global tem permitido ao povo cubano o engrandecimento diante de situações adversas, pois enquanto as grandes potências procuram restaurar uma suposta "paz" no mundo, gerando guerras, mortes, fome e miséria, Cuba continua a dar lições de combate à pobreza, fome, doenças e analfabetismo em escala mundial.

O desenvolvimento educacional cubano, após a conclusão da Campanha Nacional de Alfabetização, em 22 de dezembro de 1961, permitiu tal proeza. Somente com a implementação do novo programa cubano de alfabetização "Sim, eu posso", em 30 países, Cuba contribuiu para tirar da escuridão da ignorância a cinco milhões de pessoas, vários milhares pertencentes ao chamado Primeiro Mundo, como a Nova Zelândia, Canadá e Espanha.

Também fruto do altruísta e solidário trabalho dos educadores cubanos é a graduação, neste ano letivo, de 30 mil 478 técnicos e profissionais de 125 países que estudaram nas instituições de ensino cubanas.

Para todo o trabalho realizado, ao coletivo do Programa de Alfabetização Cubano "Sim, eu posso" da cidade de Sevilha, Espanha, podemos dizer: Obrigado educadores cubanos, obrigado por essa grandeza humana, obrigado pela solidariedade desmedida e mil vezes obrigado por demonstrar que um mundo melhor é possível.

Onde quer que estejam, recebam nossos mais calorosos parabéns por este grandioso "Dia do Educador" e o total apoio pela firmeza e lealdade às suas idéias, seus princípios e convicções.

Até a vitória sempre!

Equipe do Programa Cubano de
Alfabetização para Sevilha
"Sim, eu posso"
Sevilha, 22 de dezembro de 2010.