"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Uribe é denunciado na Colômbia por crimes de lesa humanidade

O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe foi denunciado penalmente perante a Comissão de Investigação e Acusação da Câmara de Representantes por crimes de lesa humanidade.
A demanda foi interposta por um grupo de 35 pessoas e organizações não governamentais, vítimas de espionagem ilegal por parte do Departamento Administrativo de Segurança (DAS, policía secreta) durante o governo de Uribe (2002-2010).

Na denúncia, as vítimas do DAS alegam que o sucedido nessa controvertida instituição seguiu diretrizes desde a Presidência contra mais de 300 pessoas e com pleno conhecimento dol ex- mandatário.

Assim o demonstram a coerência entre os discursos presidenciais de Uribe que atacavam aqueles que ao mesmo tempo estavam sendo objeto de perseguições ilegais, grampos telefônicos sem ordem judicial, ameaças e campanhas de desprestígio. A isso se somam as atividades de inteligência e contra-insurgência do DAS.

Para os denunciantes, é claro que os crímes cometidos pela polícia secreta, subordinada diretamente ao presidente, constituem perseguição política e tortura psicológica, delitos considerados como de lesa humanidade.

"Fomos submetidos a espionagem e a tortura psicológica e todas as provas apontam para Álvaro Uribe como autor”, afirmou o diretor do semanário “Voz”, Carlos Lozano, vítima de perseguições e grampos telefônicos.

Por seu turno, a jornalista Claudia Julieta Duque sustentou que a tortura psicológica foi extensiva às famílias.

Na atualidade, Uribe está sendo investigado preliminarmente por essa comissão há várias semanas devido ao escândalo pela espionagem de magistrados, oposicionistas, ex-funcionários, políticos, jornalistas e ativistas de organizações defensoras dos direitos humanos.
Sin embargo, los denunciantes consideran que dicha investigación se adelanta a espaldas del país y de las víctimas, y desconoce las pruebas existentes en distintos procesos disciplinarios y penales en torno al caso.

"São muitas as provas de que o ex-presidente Uribe cometeu delitos”, sublinhou o diretor de “Voz”, Lozano.

Entre os que assinam a denúncia, além das pessoas já mencionadas, encontram-se Clara López, presidente do partido oposicionista Polo Democrático Alternativo; a ex-senadora liberal Piedad Córdoba e o deputado Iván Cepeda.

También figuram entre os denunciantes o jornalista Hollman Morris; o ex-magistrado e ex- candidato presidencial Jaime Araújo Rentaría; membros de organizações como a Ordem dos Advogados, José Alvear Restrepo, e a Consultoria para os Direitos Humanos.

Fonte: Prensa Latina