"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ABRINDO CAMINHOS PARA A PAZ


Fonte: FARC-EP
– 19/11/2012

O Secretariado das FARC-EP, acolhendo o imenso clamor de paz dos mais diversos setores do povo colombiano, ordena às suas unidades guerrilheiras de todo o país o cessar de todo tipo de operação militar ofensiva contra a força pública bem como dos atos de sabotagem contra a infraestrutura pública ou privada, durante o período compreendido entre as 00:00 horas de 20 de novembro de 2012, até as 00:00 horas do dia 20 de janeiro de 2013.

Esta decisão política das FARC-EP é uma contribuição decidida a fortalecer o clima de entendimento necessário, para que as partes que iniciam o diálogo, atinjam o propósito desejado por todos os colombianos.

Como mais uma amostra da nossa vontade de criar um ambiente político propicio para o avanço das conversações, em prol de alcançar o compromisso de acordar um verdadeiro Tratado de Paz que ponha fim ao conflito social e armado, como é o anseio da maioria dos colombianos.

A determinação das FARC-EP, no inicio dos diálogos de paz, se dá no ocaso de um ano em que, desde a Casa de Nariño e desde o Congresso da República, tem-se incrementado a guerra econômica contra o povo. O ano de 2012 tem sido desventurado para os colombianos, que sofrem as consequências destas políticas e justo seria que, em tempos natalinos, o regime de Juan Manuel Santos e das classes dominantes, anuncie o fim da guerra social imposta com suas reformas e leis de miséria e fome. O fogo da acumulação capitalista, da concentração e centralização da riqueza e do lucro, do despojo do território, da marginalidade social, da perseguição, da repressão e espoliação dos pobres, deve parar colocando freio aos projetos de lei e iniciativas que beneficiam as multinacionais à custa dos interesses do país.

Não mais privatização da propriedade estatal e da função pública, não mais favorecimento da ciranda financeira, não mais aumento de tributos, não mais precarização trabalhista e das aposentadorias, não mais cortes no investimento social, cessar-fogo e fim das hostilidades governamentais!

O povo tem direito de fazer uso da palavra na mesa de conversações, para traçar os destinos da Colômbia!


Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP
Montanhas da Colômbia, 19 de novembro de 2012