"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 17 de novembro de 2012

SAUDAÇÃO PIEDAD CORDOBA



Bogotá, Março 22 de 2012.

“Confiamos que poderemos contar com o espírito latino-americano do PCB. Queremos seguir contando com o apoio do povo brasileiro e deste veterano batalhador infinito que é o PCB”.

Companheiro,
Ivan Pinheiro
Secretário Geral
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO- PCB

Receba a partir da Colômbia minha mais fraterna saudação, extensiva a todo o coletivo partidário, e as mais sinceras congratulações por seus 90 anos de luta por um mundo mais justo e pleno de paz. São esses ideais que todos os humanistas e democratas da terra compartilhamos. Nós estamos juntos com o PCB, graças a sua generosa e comprometida solidariedade para com nosso povo colombiano, como o expressaram recentemente com sua importante participação no “Foro Colômbia entre Rejas”, em solidariedade com os mais de 8000 prisioneiros políticos que existem em nosso  país.
Parabenizo a todos os comunistas brasileiros por sua perseverança em seus ideais e sua capacidade de superar as mais duras adversidades, tanto as postas pelos longos períodos de perseguição como pelos cantos de sereias que em sucessivas oportunidades quiseram levá-los à claudicação. Como revolucionária colombiana sofri na própria carne os mesmos sofrimentos.
 Envio-lhes um grande abraço de longe, porque meus compromissos humanitários me impediram de estar presente nessa grande “Festa Vermelha”. Na minha saudação latino-americana sinto que saúdo a toda a resistência histórica do povo Brasileiro, desde o heroico Zumbi dos Palmares e o grande cavaleiro da esperança Luiz Carlos Prestes, até a luta contemporânea por um novo Brasil que expressam os atuais movimentos sociais, dos que em 90 anos depois seguem sendo força protagonista o PCB.
Além do Amazonas que nos une, nós colombianos vemos em todo o povo brasileiro uma grande reserva para nossa luta pela paz e a justiça em nosso país, e confiamos que poderemos contar com o espírito latino-americano do PCB para estes fins. Insistimos que o destino de nosso povo não pode seguir sendo a guerra civil que nos assola ininterruptamente há mais de 60 anos; e por isso chamamos a todos os amigos e amigas da paz, a se unir em uma frente internacional pela solução política ao conflito social armado; que exija ao governo de Juan Manuel Santos verdadeira disposição para o diálogo, depois das demonstrações de paz expressadas recentemente tanto pela insurgência das FARC-EP com a liberação unilateral de prisioneiros de guerra, como pela guerrilha do ELN com sua expressa disposição à trégua bilateral pela abertura de um processo de negociação.



O conflito social armado que sofrermos na Colômbia é um assunto de todos os latino-americanos. A crescente corrida armamentista do governo de Bogotá, patrocinada pela Casa Branca e o Estado de Israel é uma ameaça para a paz e para a soberania em todo o continente. As sete bases norte-americanas instaladas no território colombiano olham com ambição os recursos e povos da Amazônia que compartilhamos e garantem a presença de contingentes militares para o controle do Atlântico e do Pacífico. Por tudo isso, concordamos que a saída política do conflito deverá necessariamente confluir todos os latino-americanos.
A saída política requer não somente o cessar fogo dos fuzis, mas também repensar o país e dar solução definitiva às causas e motores de décadas de violência. O problema da terra, do modelo econômico e do antidemocrático sistema político que pretende asfixiar aos que se atrevem a fazer oposição ao regime. Por isso, 200 anos depois de nosso primeiro grito de independência, nos  congregamos em um novo movimento que potencie nossa luta pela paz e que faça possível uma solução política ao conflito social armado.
De todos os recantos da Colômbia estaremos em Bogotá entre o 21 e 23 de Abril deste ano, milhares de camponeses, trabalhadores, afrodescendentes, estudantes, mulheres, artistas, lutadores urbanos, indígenas e lutadores pela paz, para lançar nosso movimento político Marcha Patriótica, por uma segunda e definitiva independência, que como bem falou Bolívar só será completa se for continental. Para esta luta pela pátria grande que é nossa América Latina, queremos seguir contando com o apoio do povo brasileiro e deste veterano batalhador infinito que é o PCB.
Desejando-lhes o maior sucesso e segura de nos encontrarmos em nossas lutas pela paz e por um mundo novo,
PIEDAD CORDOBA RUIZ
Lidereza Colombian@s por la Paz
Miembro Marcha Patriótica
Colômbia