"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Delegção de Paz das FARC-EP


Havana, 5 de agosto de 2014
COMUNICADO


1. As FARC-EP reiteram sua disposição de receber em Havana todas as vítimas do conflito político, social e armado de que padece a Colômbia, tal como estabelecido explicitamente no comunicado conjunto # 39 de 17 de julho do corrente ano, atendendo a que as delegações de vítimas que participem das audiências “devem refletir todo o universo de violações aos direitos humanos e infrações ao Direito Internacional Humanitário (DIH) que tenham ocorrido ao longo do conflito interno (...)”.


2. As FARC-EP insistem em sua determinação de ouvir as vítimas sem restrições nem discriminação alguma, através dos diferentes mecanismos de participação da Mesa, em especial os fóruns de vítimas e as audiências a serem realizadas em Havana.


3. Como resultado de sua participação no conflito armado, há integrantes das FARC-EP prisioneiros, que foram e continuam sendo vítimas de graves violações dos direitos humanos e infrações ao Direito Internacional Humanitário (DIH), e que em conseqüência não devem ser excluídos por sua condição de rebeldes, independentemente de se acharem privados da liberdade. Para isso, o governo deverá dar garantias e permissões de traslado para Havana.


4. As FARC-EP informam ao povo colombiano, a suas organizações sociais e de direitos humanos, que no Acordo Geral para a Terminação do Conflito e a Construção de uma Paz Estável e Duradoura, definiu-se o ponto 3 sobre o “fim do conflito”, numeral 7, que “no marco do estabelecido no Ponto 5 (Vítimas) deste acordo, esclarecer-se-á, entre outros, o fenômeno do paramilitarismo”.


Como consequência, as FARC-EP agradecem ao conjunto da população por todas as contribuições em matéria de informação, denúncias, investigações, testemunhos, etc., que possam nos fazer chegar de maneira pessoal ou por correspondência, para empreender esta tarefa inadiável e fundamental no caminho do esclarecimento da verdade e da busca da reconciliação.
DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP