"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 17 de agosto de 2014


Familiares de vítimas assistem pela primeira vez aos diálogos entre governo de Colômbia e as Farc

Familiares e representantes das vítimas do conflito armado em Colômbia participaram pela primeira vez neste sábado nos diálogos de paz efetuados entre o Governo desse país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia [FARC], em Havana, Cuba.
É a primeira vez, desde o início do diálogo de paz em 2012, que uma representação das pessoas afetadas pela confrontação armada viajam ao país caribenho para acorrer à Mesa de Conversações.
Nesta sexta-feira chegou ao aeroporto internacional José Martí da capital cubana um primeiro grupo de 12 pessoas, que foi recebido por garantidores do processo de paz de Cuba e Noruega, e integrantes das delegações do Governo e da insurgência.
Se tem previsto que participem, no total, 60 representantes das vítimas do conflito, divididos em cinco delegações, noticiou cubadebate.cu
Cuba é garantidor junto com a Noruega dos processos que se desenvolvam para pôr fim ao conflito, baseado numa agenda de cinco pontos, da qual se conseguiram acordos parciais em três: desenvolvimento agrário integral, participação política e solução ao problema das drogas ilícitas.
O novo ciclo de negociação iniciou nesta terça-feira dedicado ao tema das vítimas, o quarto ponto dos cinco na agenda. O conflito armado na nação sul-americana deixou mais de 200.000 mortos e quase seis milhões de deslocados.