"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Visita do Papa a Cuba e EUA sinaliza manutenção do diálogo entre os dois governos



Com apoio de ADITAL.
A poucos dias da chegada do Papa Francisco a Cuba, marcada para o próximo dia 19 de setembro, a emblemática Praça da Revolução, localizada na capital Havana, já se prepara para receber o Sumo Pontífice diante dos monumentos dedicados ao líder revolucionário socialista Ernesto Che Guevara e ao independentista e criador do Partido Revolucionário Cubano, José Martí. A expectativa é de que pelo menos 40 mil pessoas participem da missa papal, na praça de 72 mil metros quadrados.



Esta será a 10ª viagem internacional do seu Pontificado e incluirá 24 pronunciamentos, entre discursos, homílias e saudações, muitos delas em castelhano, seu idioma nativo. O Santo Padre partirá do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Roma, capital da Itália, para o Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, Cuba, no sábado, 19 de setembro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas.
No dia seguinte, domingo, 20, Francisco presidirá a missa na Praça da Revolução e depois fará uma visita ao presidente de Cuba, Raúl Castro. Depois, fará a oração das vésperas, com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas, na catedral de Havana. A seguir, o pontífice saudará jovens cubanos no Centro Cultural Padre Félix Varela.
Na segunda-feira, 21 de setembro, Francisco deixará Havana e irá à cidade de Holguín, onde deverá celebrar uma missa na Praça da Revolução local e abençoar o município. Parte em seguida para Santiago de Cuba e ali deve se encontrar com os bispos de Cuba, no Seminário São Basílio Magno. Depois disso, Francisco irá ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira do país, para rezar com os bispos e o séquito papal.
Esta será a terceira visita de um Sumo Pontífice a Cuba. Em 1998, a viagem de João Paulo II à ilha contribuiu para melhorar as relações entre o governo local e a Igreja, enquanto Bento XVI ficou durante três dias na nação caribenha, em 2012, e celebrou uma missa na presença de Raúl Castro. Juntamente com o Brasil, Cuba será uma das poucas nações do mundo a ter recebido a visita dos três últimos papas.



De Cuba aos EUA
Ainda no dia 22 de setembro, Francisco se despedirá da Ilha e partirá para a capital dos Estados Unidos, Washington, onde será acolhido, oficialmente, na base Andrews Air Force. Na quarta-feira, 23, será realizada a cerimônia de boas-vindas no South Lawn, da Casa Branca, onde o Papa fará um discurso e depois se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Em seguida, a programação prevê que o Sumo Pontífice se encontre com os bispos estadunidenses na Catedral de São Mateus, em Washington. Na parte da tarde, Francisco presidirá a missa de canonização do Beato Junípero Serra, franciscano que evangelizou a Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
Em 24 de setembro, quinta-feira, o Papa visitará o Congresso dos Estados Unidos, onde fará um discurso. A seguir, visitará o centro caritativo da Paróquia de São Patrício e se encontrará com os sem-teto. Às 16 horas locais, partirá de avião para Nova York, onde presidirá a oração das vésperas, com o clero, religiosos e religiosas, na Catedral de São Patrício.
A primeira visita do Papa Francisco à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) está marcada para sexta-feira, 25, pela manhã, com uma saudação e um discurso do pontífice. Nesse mesmo dia, Francisco participará do encontro inter-religioso, no memorial do Ground Zero, em Nova York, lembrando as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001. Na parte da tarde, o Papa visitará a escola católica Nossa Senhora Rainha dos Anjos e se encontrará com as crianças e famílias de imigrantes no Harlem. O dia se encerrará com uma missa, celebrada no Madison Square Garden, em Nova York.
Já no sábado, 26 de setembro, Francisco partirá para a Filadélfia onde celebrará uma missa com os membros do clero, religiosos e religiosas da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo. Na parte da tarde, o Papa participará do encontro para a liberdade religiosa com a comunidade hispânica e outros imigrantes no Independence Mall, na Filadélfia.
À noite, Francisco participará da Festa das Famílias e da vigília de oração no Benjamin Franklin Parkway, Filadélfia, onde fará um discurso. No domingo, 27 de setembro, ele começará o dia se encontrando com os bispos convidados para o 8º Encontro Mundial das Famílias, no Seminário São Carlos Borromeu. Depois, visitará os detentos do Instituto Curran-Fromhold, para menores.
Às 16h locais, o Papa presidirá a missa conclusiva do 8º Encontro Mundial das Famílias, no Benjamin Franklin Parkway. A seguir, saudará a comissão organizadora, os voluntários e benfeitores. Depois, se despedirá dos Estados Unidos e voltará para Roma, onde chegará por volta das 10h locais da segunda-feira, 28 de setembro.