"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 13 de agosto de 2011

“Chucky” Santos fecha as portas para a Paz



Por: Miguel Suarez.
Fonte: Radio Café Stereo.

Segundo os meios de desinformação na Colômbia, Juan Manuel Santos, vulgo "Chucky", presidente da oligarquia colombiana, diante da carta enviada às FARC-EP por ‘Colombianos e colombianas pela Paz’, em 11 de Agosto de 2011, disse que “a porta da paz está fechada”.

Pelo menos é isso que a manchete do meio de desinformação ”Paracol” diz. Textualmente: “Presidente Santos assegura que a porta para a Paz está fechada”.

Apesar de pedir à guerrilha mais “atos unilaterais” de paz e nada à oligarquia colombiana, “Chucky” não se agüentou e saiu para mostrar o seu calibre e o da oligarquia, são pela guerra que lhes produz grandes lucros.

Muitas são as amostras de vontade de paz dadas pela insurgência. A carta nomeia e agradece a última, assim como são muitas as convocatórias da insurgência para uma solução negociada para o conflito. Essas convocatórias começaram desde o nascimento das FARC, mas e a outra parte, faz o quê?

Será que não é tempo de que a oligarquia colombiana abra a porta, mesmo um pouquinho? Mesmo que seja só para ver as mesas repletas de manjares e garrafas de champanhe e uísque para comemorar os assassinatos cometidos por eles.

Não basta pedir perdão pelos por eles assassinados há 20 ou 30 anos, quando continuam a assassinar e aprisionar os membros da União Patriótica como o amigo de Manuel Cepeda, Joaquín Pérez, atualmente atrás das grades pelo imperdoável crime de ter fundado uma agência de noticias que não são dobra para as mentiras oficiais.

Também não seria uma boa idéia que os mesmos que mandam notas e cartas aos insurgentes, enviem notas e cartas para a oligarquia, que como agora, fecharam a porta para a paz dezenas de vezes?

Boas vindas à carta de Piedad Córdoba para as FARC, todo esforço feito para tentar encontrar uma solução política para o conflito, mesmo que seja para abrir uma fresta, são saudáveis, mas e o quê acontece com os que possuem a chave? Não devem demonstrar verdadeiras intenções de paz? Ou apenas são suficientes declarações bombásticas e promessas barulhentas que não chegam a nada, enquanto eles continuam atiçando a guerra? Mas cuidado! Guerra não são apenas balas, são salários de fome, falta de escolas e universidades, saúde e habitação.

Seria interessante que o governo de Santos desse também uma amostra de vontade para a paz, libertando os lutadores populares, por exemplo.

Assim, enquanto por um lado, o povo tenta abrir a porta da paz, por outro lado, eles, a oligarquia colombiana a fecha, colocando quanta tranca puderem e milhares de soldados para que o povo não possa abrir a pesada porta da paz.

Eles lucram com a guerra, suas fortunas cresceram como cresce a sombra quando o sol se põe. Enquanto o povo tem sido submetido a uma horrível noite que, ao contrário do que diz o hino nacional, não termina.

O anúncio do fechamento da porta para a paz foi feito por “Chucky”, aquele dos mais de 3.000 jovens assassinados a sangue frio, para serem apresentados como guerrilheiros mortos em combate durante a sua intervenção na cúpula anual da indústria, onde anunciou mais benefícios reais para eles, enquanto que os do povo são apenas palavras.

Portanto, saudamos toda tentativa a favor da paz, mas não podemos esquecer que aqueles que fecham as portas para a paz assassinando jovens indefesos, entregando a soberania nacional, etc, são outros: a oligarquia colombiana. E a eles devem se enviar cartas e exigir mostras reais de paz e não discursos fraudulentos.