"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A paz com justiça social é possível, lutemos por ela, No 26

Por Juan Leonel Pérez.

Na presente quinzena têm-se produzido fatos muito importantes para a paz. Colombianas e Colombianos pela Paz, enviaram uma carta à Insurgência das FARC e o ELN, ratificando sua vontade de buscar uma solução política do conflito armado.

Em Barrancabermeja se realizou o Encontro Internacional pela Paz, com a participação de camponeses, indígenas, afro-descendentes e organizações sociais. O tema principal foi a Paz por meio do Diálogo (O diálogo é o caminho).

A esse encontro as FARC enviaram uma saudação na que ratificam sua vontade de buscar uma saída política ao conflito social e armado que se alastra na Colômbia desde há 63 anos; vale dizer, a sociedade está clamando pela paz com justiça social. Mas, é lamentável que o presidente Santos faça manifestações desrespeitosas sobre essas manifestações que encarnam o sentimento de todo o povo colombiano.

A seguir os resultados do confronto entre a insurgência das FARC e as forças repressivas do Estado. Do 04 ao 13 de agosto de 2.011

Quantos mortos, feridos e perdas materiais, tivessem podido evitar com o só fato de estabelecer o diálogo com a insurgência.


04/08: Guerrilheiros das FARC metem fogo em 6 caminhões cisterna que transportavam petróleo cru na estrada entre San Vicente e Porto Rico, no Caquetá. Na área continuam os combates, razão pela qual a estrada está interditada.
http://www.eltiempo.com/colombia/otraszonas/farc-queman-tractomulas-en-el-caqueta_10090005-4

04/08: FARC atacam o posto de polícia no povoado El Mango, do município de Argelia, Cauca: Um uniformizado ferido. Os combates continuam.
http://www.eltiempo.com/colombia/cali/ataques-en-el-cauca_10089184-4

04/08: FARC incendeiam um ônibus para transportar passageiros na estrada Panamericana, estado do Cauca. Ainda, combatem forças repressivas e Insurgência.
http://www.elpais.com.co/elpais/judicial/farc-quemaron-bus-en-panamericana-en-cauca

06/08: Duros combates entre as FARC e o Exército perto de Pradera, Valle. Ficaram três soldados feridos e ao menos três militares morreram em campo minado pela guerrilha.
http://www.semana.com/nacion/minas-farc-valle-dejan-tres-militares-muertos/161900-3.aspx

07/08: Guerrilheiros das FARC dinamitam e destroem campo petroleiro da multinacional canadense Alange Energy perto de Tibú, Norte de Santander.
http://www.semana.com/nacion/farc-volaron-campo-petrolero-norte-santander/161937-3.aspx

08/08: FARC ataca com armas de fogo e explosivos o comando da Polícia de Porto Valdivia, Antioquia: ferido o seu comandante.
http://www.caracol.com.co/nota.aspx?id=1527882

09/08: Ataque das FARC em zona rural de Argelia, Cauca, um soldado morto e três policiais feridos.
http://www.elpais.com.co/elpais/judicial/soldado-muerto-y-tres-policias-heridos-en-ataque-farc-en-cauca

10/08: A Frente 36 das FARC ataca com explosivos o Exército em zona rural de Toledo, Antioquia: 5 uniformizados mortos. Também, dinamita torres de energia, provocando a interrupção do fluido elétrico em vários municípios do estado.
http://www.rcnradio.com/noticias/siete-soldados-muertos-deja-el-accionar-de-la-guerrilla-en-norte-antioqueno/10-08-11

10/08: Ataque das FARC contra a Polícia perto de Yarumal, Antioquia: 2 agentes mortos.
http://www.caracol.com.co/nota.aspx?id=1529250&rel=1529284

10/08: Campo minado das FARC na Caucana de Tarazá: mortos um sub-oficial e um soldado da Brigada XVI.
http://www.caracol.com.co/nota.aspx?id=1529116

11/08: Guerrilheiros das FARC dominam o pedágio de El Mango, no Cauca, recuperam abundante dinheiro e depois o derrubam.
http://www.elliberal.com.co/liberal/judicial/101960-atacan-peaje-entre-popayan-y-pasto

11/08: Com fuzis e morteiros guerrilheiros das FARC atacam o cárcere e os postos da Polícia e do Exército em López de Micay, Cauca.
http://www.elpais.com.co/elpais/judicial/atacan-peaje-en-popayan-pasto

11/08: Fortes combates entre as FARC e o Exército en Jamundí, Valle del Cauca: 2 soldados mortos e 4 feridos.
http://www.elpais.com.co/elpais/judicial/mueren-dos-soldados-en-combates-entre-ejercito-y-farc-en-parte-alta-jamundi
m
11/08: FARC bloqueiam a estrada com um ônibus "pau de arara" em Vegalarga, Huila, e acionam carga explosiva ao chegar a força pública: um policial fica ferido
http://www.lanacion.com.co/2011/08/11/%E2%80%98chiva%E2%80%99-era-una-trampa-contra-la-fuerza-publica/

12/08: Diferentes ações e combates no estado Meta entre as FARC e as forças militares: quatro militares mortos, um oficial e 11 soldados feridos. Um guerrilheiro morto
http://m.eluniversal.com.co/cartagena/internacional/cuatro-soldados-muertos-y-ocho-heridos-en-el-meta-por-las-farc-37913

12/08: FARC queimam um ônibus perto de San Andrés de Cuerquia, Antioquia e atacam as forças do regime com granadas em Arauquita, Arauca://www.elcolombianocom/BancoConocimiento/F/farc_arreciaron_sus_atentados_en_el_pais/farc_arreciaron_sus_atentados_en_el_pais.asp

13/08: Em campo minado das FARC em área rural de Tibú, Norte de Santander, morrem Três militares e um fica ferido.
http://www.caracol.com.co/nota.aspx?id=1531097


“Nos negamos a resignarmos ser uma Nação que gaste tantos recursos em uma guerra cuja solução não é militar. Uma guerra que tem deixado mais de quatro milhões de deslocados em quase uma década. Uma guerra que destruiu a vida de milhares e milhares de colombianas e colombianos, fechando nosso futuro e nos deixando na miséria e na desesperança. Não estamos dispostos a ser uma COlômbia eternamente enlutada" disse a Declaração final de uma reunião em Bogotá para preparar o Grande encontro em Barrancabermeja.