"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 18 de agosto de 2013

Comunicado Conjunto # 21


La Habana, 10 de Agosto de 2013

As delegações do Governo e das FARC-EP informam que:

Após discutirmos e intercambiarmos visões, posições e propostas em torno do segundo ponto da Agenda de Conversações sobre Participação Política, iniciamos a construção de acordos sobre “Direitos e garantias para o exercício da oposição política em geral, e em particular para os novos movimentos que surjam depois da assinatura do Acordo Final. Acesso aos meios de comunicação”.

Se passou revista aos itens que constituem este ponto da agenda à luz do Acordo Geral.

Se apresentaram e foram discutidas propostas sobre: Direitos e Garantias da oposição em geral, e em particular para os movimentos que possam surgir de um eventual acordo de paz; Diversos mecanismos democráticos de participação cidadã; Acesso aos meios de comunicação dentro do marco da participação política; O aspecto referente à segurança foi abordado amplamente dentro do âmbito de garantias para o exercício da política, dentro dos enfoques diversos de cada delegação.

No próximo ciclo continuaremos construindo acordos sobre estes temas.

No marco da discussão destes temas, ouvimos a contribuição de quatro destacados professores e acadêmicos colombianos, do Centro de Pensamento pela Paz da Universidade Nacional de Colômbia e da Universidade dos Andes, em conformidade com o mecanismo pactuado para tal efeito no Acordo Geral.
Nos reunimos com os representantes dos Governos de Chile e Venezuela, países acompanhantes deste processo, para informá-los sobre o curso e avanço das conversações.

Convidamos, novamente, a todos os colombianos e organizações sociais a participar com suas propostas sobre a agenda dos diálogos, através da Página Web www.mesadeconversaciones.com.co ou os formatos físicos que estão sendo distribuídos em governadorias e prefeituras de todo o país.

Reiteramos nosso agradecimento aos países e povos de Cuba e Noruega, países garantidores, e de Chile e Venezuela, países acompanhantes, por seu eficaz e permanente apoio.

Um novo ciclo de conversações se inicia no próximo 19 de agosto, segunda-feira.