"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pepe Mujica pede ao Mercosul não ser neutro ante processo de paz na Colômbia


O presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, disse nesta terça-feira que pedirá aos presidentes que integram o Mercado Comum do Sul [Mercosul] que intervenham nos processos de paz da Colômbia e “oferecer tudo o que tenha” para conquistar o objetivo, porque “é uma causa comum”.
 
Mujica manifestou, durante uma entrevista a uma agência internacional, que sua ideia é que o Mercosul apóie a causa, pois, a seu ver, “não se pode ser neutro frente ao fenômeno”.
 
O mandatário esclareceu que até agora não propôs esta iniciativa aos representantes do organismo regional, ‘porém, minha intenção é que o Mercosul tem que se manifestar a favor de ajudar no processo de paz na Colômbia e oferecer tudo o que tenha”.
 
Mujica deixou, ademais, aberta a possibilidade de propor o tema ante a Assembleia Geral das Nações Unidas, porém antes quer viajar a Colômbia para reunir-se com o presidente Juan Manuel Santos.
Se é necessário, vou falar [na ONU], porém previamente vou falar com o presidente da Colômbia. Em algum giro vou passar por aí e vou falar com ele”, assinalou e acrescentou que “tampouco quero atrapalhar”.
 
O processo de paz colombiano teve início em novembro de 2012 com uma agenda de cinco pontos, que inclui o desenvolvimento rural [já consensuado], a participação política, as drogas ilícitas, o abandono das armas e a reparação às vítimas.