"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Governo do Uruguai se oferece a mediar entre Colômbia e as FARC


O chanceler do Uruguai, Luis Almagro, assegurou que o Governo do Uruguai está disposto a mediar entre [o governo da] Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia [FARC] nos Diálogos de Paz que desenvolvem na cidade de Havana, Cuba.

 
O diplomata uruguaio sustentou que, ao concretizar-se essa iniciativa, a função do país sul-americano seria “colaborar, às vezes, desde posições humildes, contribuições ou intercâmbio de informação entre as partes, sendo uma polia de transmissão”.
Acrescentou que tudo depende da “vontade das partes”, assim como a “vontade de intercambiar caminhos” dos colombianos com o presidente uruguaio, José Mujica.
 
Nesse contexto, assinalou que “tudo está aberto, tudo está sobre a mesa e nós temos nossa melhor disposição a trabalhar nesse sentido [...], há propostas que podem ser feitas em nível global, como a de aproximar o conflito da Colômbia ao Estado Vaticano”.
O mandatário uruguaio, de 78 anos, expressou em reiteradas ocasiões sua vontade de participar e ajudar no processo de paz na Colômbia.
 
Concretizando-se, se uniria às conversações que manteve em fins do mês de julho em Cuba com representantes das FARC, assim como ao encontro que sustentou com o papa Francisco em Roma [Itália] e onde conversou fundamentalmente em torno do tema colombiano.
Mujica foi um líder do Movimento de Libertação Nacional [MLN-Tupamaros], que teve maior atividade no Uruguai em fins da década dos sessenta e princípios dos anos setenta do século passado.
Pelo momento, nenhuma das partes ofereceu uma resposta formal concernente à proposta.
 
teleSUR-Caracol-BBC/BM