"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Alfonso Cano, um herói de nosso tempo


 Hoje já fazem três anos que nosso Comandante Alfono Cano caía assassinado nas montanhas do Cauca, numa ação covarde do Exército Nacional, sob direta orientação do Presidente Juan Manuel Santos. Já são três os anos em que os combatentes das FARC-EP sentimos saudade de seu passo firme, seu iluminador pensamento reflexivo e sua voz de mando. Porém, são também três anos de reafirmação de nosso compromisso com os ideais bolivarianos pelos quais o Comandante Alfono lutou até o final.


Se equivocaram profundamente aqueles que ordenaram sua execução já estando [ele] fora de combate, ao imaginar que com o assassinato de nosso comandante sobreviria um período de desmoralização das fileiras guerrilheiras. Esquecem que a perfídia de seu crime é uma razão adicional para continuar a luta e até entregar a vida no combate pelas transformações que a Colômbia necessita.


Alfonso Cano nos legou um compromisso vital à toda prova com a revolução. Foi capaz de sacrificar sua juventude e toda uma vida de comodidades e realizações pessoais para entregar-se de corpo e alma à tarefa que nos legaram Manuel Marulanda Vélez e Jacobo Arenas: a edificação de umas FARC-EP à altura das mais altas aspirações do povo colombiano.


Alfonso soube cumprir esta tarefa de maneira exemplar. Em sua formação como guerrilheiro, em sua vida de acampamentos, em seu trabalho e sua condução como mando militar e dirigente político, foi sempre um quadro destacado, dos melhores e das mais altas qualidades intelectuais, éticas e políticas. Deixou, ademais, nas FARC uma marca indelével de firmeza, de consequência e de entrega revolucionária.


Hoje, o recordamos com a saudade própria de camaradas, porém sentindo seu exemplo palpitante em nossas consciências e em nossos corações insurgentes, trabalhando dia a dia para estar à altura de seu compromisso e sua imbatível dimensão de revolucionário autêntico.


Ao comemorar o terceiro aniversário do assassinato de nosso Comandante, fazemos um chamamento a todo o povo colombiano a perseverar na batalha por materializar os ideais pelos quais entregou sua vida: a luta por alcançar mudanças revolucionárias na sociedade colombiana, construindo entre todos a alternativa política que conduza ao estabelecimento da justiça, da verdadeira democracia, da liberdade e da soberania em nossa pátria.


E aos guerrilheiros, a que mantenhamos em alto suas bandeiras, honremos sua memória, fortaleçamos nossa coesão e apressemos o passo na marcha vitoriosa por alcançar a Nova Colômbia.


SECRETARIADO DO ESTADO-MAIOR DAS FARC-EP
Montanhas de Colômbia, 4 de Novembro de 2014.

-- 
Equipe ANNCOL - Brasil