"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Farc cumprem parte do acordo com o governo e iniciam libertação de prisioneiros


As Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (Farc) informam que os soldados Paulo César Rivera e Jonathan Andrés Díaz, que haviam sido capturados em combate, no último dia 09 de novembro deste ano, foram libertados pelos guerrilheiros sãos e salvos nas planícies do Departamento de Arauca, norte do país. Os dois militares, pertencentes à Força de Tarefa Quirón, foram entregues a uma missão humanitária integrada por representantes dos países garantidores do processo de paz, Cuba e Noruega, e do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha).

Há dois anos, os Diálogos de Paz entre o governo e as Farc têm sido realizados em Havana, Cuba, mas no último dia 16 de novembro o presidente Juan Manuel Santos anunciou a suspensão das conversações por causa do sequestro do general Ruben Alzate e de outras duas pessoas pela guerrilha. Para a retomada dos Diálogos, as Farc se comprometeram a libertar o militar e mais quatro pessoas. Duas delas, os soldados Rivera e Díaz, foram libertadas nesta terça-feira, 25.



Portanto, as Farc vêm cumprindo com os propósitos da primeira fase do Acordo Humanitário Especial, e anunciam que, a partir de agora, focarão seus esforços na libertação do general Rubén Darío Alzate, comandante da Força de Tarefa Titán, e de seus acompanhantes, o suboficial José Rodríguez Contreras e a advogada Gloria Urrego. "Esperamos que os operativos dirigidos pelo Ministério da Defesa e o cerco militar contra a população civil sejam suspensos imediatamente, para que a libertação das pessoas mencionadas transcorra sem sobressaltos e sem riscos para nenhuma das partes”, acrescentou a guerrilha.