"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Paz com Justiça Social é possível. Lutemos por ela #18

O Exército colombiano encontra-se no maior desprestígio, pois o governantes de turno o tem dedicado à luta contra o narcotráfico, quando esse problema é um assunto que corresponde à Polícia e, também, foi comprometido numa guerra desnecessária contra o povo colombiano, coisa que o levou a:

01. Deixar de cumprir sua função de proteger as fronteiras;
02. Ser vinculado aos grandes narcotraficantes que, por sua vez, compram e corrompem muitos oficiais e sob-oficiais.
03. Foi vinculado aos paramilitares, ficando assim comprometido no assassinato de milhares de colombianos. Daí, os falsos positivos, as covas comuns, o deslocamento forçado de mais de cinco milhões de pessoas.

Por isso o Comandante Manuel Marulanda Vélez, enviou várias cartas a oficiais e sob-oficiais do Exército, nas quais lhes propunha o resgate do prestígio e a moral da instituição, mediante o afastamento da corrupção e do pilhagem praticados pela grande oligarquia colombiana.

No Exército há inconformismo, dada a crise pela qual passa essa Instituição.
O diz o General Gustavo Matamoros, ex-chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Militares, na Revista Semana de 22 de abril de 2011

Ante a pergunta de que se existia inconformismo na cúpula militar, manifestou que "se não o houvesse, não teriam sido tomadas essas decisões. Trata-se de um ataque direto ao Exército. O estão acabando"

O General foi demitido pelo Ministro de Defesa, Rodrigo Rivera, para tratar de resolver a profunda crise existente nessa Instituição.

A seguir, os resultados do conflito social e armado colombiano do 15 de abril ao 5 de maio de 2011, segundo a imprensa nacional.

15/04: FARC atacam o Posto Policial de Guaitarilla no estado de Nariño e recuperam uma importante suma de dinheiro no Banco Agrário. Um policial morto e dois feridos.
http://www.rcnradio.com

26/04: Em ataque das FARC ao Exército em Tame, estado de Arauca, morrem dois soldados profissionais.
http://www.caracol.com.co

27/04: Combates entre guerrilheiros das FARC e a Polícia no estado de Chocó. Dois policiais mortos e um ferido.
http://www.semana.com

29/04: Foi explodida pelas FARC carga explosiva na sede da Promotoria Geral da Nação, em Pradera, estado de Valle del Cauca.
http://abc.es

29/04: FARC combate simultaneamente contra a Força Pública em vários municípios do estado do Cauca: em Miranda, onde dinamitou várias torres de transmissão de energia elétrica; em Argelia, onde dois policiais ficaram feridos; em Jambaló e em Inzá.
http://www.eltiempo.com

30/04: Guerrilheiros das FARC atacam com morteiros ao Exército em Porto Concordia, estado do Meta: Um sob-oficial e três soldados mortos e mais um soldado ferido.
http://www.rcnradio.com

01/05: Guerrilheiros das FARC atacam com botijões transformados em bombas, em diferentes pontos do estado do Norte de Santander e, dinamitam o oleoduto Caño Limón-Coveñas, perto de Tibú.
http://www.caracol.com.co

03/05: FARC ataca posto de comando do Exército perto do município de Fortul, no estado de Arauca: Dois soldados mortes e um ferido.
htt:www.eltiempo.com

Fonte : www.anncol.info