"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

O mundo maravilhoso do capitalismo

Fidel Castro Ruz
Fonte: Alainet


A busca da verdade política sempre será uma tarefa dura, ainda em nosso tempo, quando a ciência colocou em nossas mãos um grande número de conhecimentos. Um dos mais importantes foi conhecer e estudar o fabuloso poder da energia contida na matéria.

O descobridor dessa energia e seu possível emprego era um homem pacífico e bondoso, apesar do seu repúdio à violência e à guerra, solicitou o seu desenvolvimento aos Estados Unidos, presidido nessa época por Franklin D. Roosevelt, de conhecida posição antifascista, líder de um país capitalista em profunda crise, que havia contribuído para salvar com fortes medidas com as quais ganhou o ódio da extrema direita de sua própria classe. Hoje, esse estado impõe ao mundo a mais brutal e perigosa tirania que a nossa frágil espécie já conheceu.

Os despachos procedentes dos EUA e seus aliados da OTAN referem-se aos crimes cometidos por eles e seus cúmplices. As cidades mais importantes dos EUA e da Europa refletem constantes batalhas campais entre os manifestantes e a polícia bem treinada e alimentada, com carros blindados, mascaras, distribuindo pauladas, pontapés e gases contra mulheres e homens, entortando mãos e pescoços de jovens e velhos, mostrando ao mundo as covardes ações que se cometem contra os direitos e a vida dos cidadãos dos seus próprios países.

Até quando podem durar semelhantes barbáries?

Para não me estender, já que estas tragédias irão se apresentando cada vez mais pela televisão e a imprensa em geral, e serão como o pão que a cada dia se nega aos que menos tem, citarei o despacho via cabo, recebido hoje, de uma importante agência de noticias ocidental.

“Boa parte das costas japonesas do Pacífico poderiam ser inundadas por uma onda gigantesca com mais de 34 metros (112 pés) se ocorresse um terremoto poderoso segundo os cálculos revistos de um cartaz”.

“Qualquer tsunami desencadeado por um terremoto de magnitude nove na depressão de Nankai, que se estende desde a principal ilha nipônica de Honshu até a ilha de Kyushu, ao sul, poderia atingir 34 metros de altura”, assinalou o comitê.

“Um calculo anterior, em 2003, estimava que a altura máxima de tal onda seria inferior aos 20 metros (66 pés)

“A usina de Fukushima foi desenhada para resistir a um tsunami de 6 metros (20 pés), menos da metade da altura da onda que a atingiu em 11 de março de 2011”.

Mas não há razões para se preocupar. Outro despacho, datado em 30 de março, pode-nós tranquilizar. Procede de um meio realmente bem informado. Resumindo em breves palavras: “Se você fosse jogador de futebol, xeique árabe ou diretor de uma grande multinacional, que tipo de tecnologia lhe faria suspirar?”.

“Recentemente, famosa loja de luxo em Londres inaugurou uma seção inteira dedicada a amantes da tecnologia com carteiras recheadas. Televisores de um milhão de dólares, câmeras de vídeo Ferrari e submarinos individuais, são alguns dos fetiches para a felicidade dos milionários”.

“A TV de um milhão de dólares é a jóia da coroa”.

“No caso da Apple, a empresa se compromete a entregar seus novos produtos no mesmo dia do lançamento no mercado”.

“Suponhamos que saímos da nossa mansão e já estamos cansados de passear com o nosso iate, limusine, helicóptero ou jatinho. Ainda temos a opção de comprar um submarino individual para duas pessoas”.

As ofertas continuam com telefones celulares com capa de aço inoxidável, processador de 1,2 GHz e 8Gb de memória, e tecnologia NFC para fazer pagamentos através do celular. Câmeras de vídeo com a marca Ferrari!

Verdade compatriotas que o capitalismo é uma coisa maravilhosa! Talvez nós sejamos os culpados de que cada cidadão não tenha um submarino particular na praia.

São eles e não eu quem misturou num mesmo saco os xeiques árabes e os diretores das grandes transnacionais com os jogadores de futebol. Pelo menos estes últimos dão entretenimento a milhões de pessoas e não são inimigos de Cuba, devo esclarecer!