"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Projeto de reconciliação busca promover a paz no conflito armado colombiano


A Colômbia sofre com os conflitos armados e ações violentas há décadas e os sofrimentos provocados pelos conflitos afligem não apenas o povo colombiano, mas o restante do mundo. A situação de caos e instabilidade provocados por esses conflitos trazem consequências devastadoras para a sociedade colombiana. A falta de confiança, a fragilidade da economia e o sofrimento das pessoas chamam a atenção para que se dê uma basta nessa situação. Estas são as principais conclusões do Projeto Reconciliação Colombiana, apresentado, recentemente, em Bogotá, e levado a cabo por cerca de 30 entidades, entre organizações sociais, empresas e governos locais.



O projeto surge com o intuito de promover uma maior integração de conhecimentos e reconciliação entre regiões da Colômbia que sofrem constantemente com os conflitos regionais, para que haja a possibilidade de um futuro melhor, com mais oportunidades e desenvolvimento.


A coordenadora do Reconciliação, Ximena Botero, explica que o projeto tem três protagonistas centrais: os governantes locais e regionais, as empresas privadas e as organizações sociais. A primeira etapa consiste em identificar processos e diálogos já iniciados em algumas regiões e, a partir daí, pretende-se criar incentivos específicos para o setor privado com intuito de promover mais desenvolvimento e promover mais diálogos entre as regiões colombinas.


O coordenador da ONU, Fabrizio Hochschild, salienta que os processos de reconciliação não são fáceis e que, muitas vezes, duram décadas. Segundo ele, a conciliação começa com tolerância e concentração de esforços para construir confiança, caso não exista isso não é possível ter paz.


Os processos de reconciliação iniciados na África do Sul, El Salvador, Irlanda do Norte e Chile, servem de exemplos e demonstram que é possível implantar uma reconciliação efetiva na Colômbia também. Portanto, essas experiências de iniciativas de reconciliação pelo mundo dão força para o projeto na Colômbia. Além disso, a reconstrução da confiança do povo e a esperança de desenvolvimento e de amparo para a sociedade colombiana, ganham força com as ações de diálogos e troca de experiências entre as regiões que mais sofrem.


Para conhecer mais sobre o Projeto Reconciliação Colômbia acesse: www.reconciliacioncolombia.com.