"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 18 de maio de 2014

CESSAR-FOGO ELEITORAL



As FARC-EP e o ELN temos defendido, reiteradamente, a necessidade de acordar um cessar-fogo bilateral que encaminhe as conversações de paz para uma efetiva e pronta reconciliação entre os colombianos.


A resposta foi a rejeição frontal do regime, que argumenta que somente uma ofensiva permanente contra a guerrilha pode garantir a paz do país. "A paz é a vitória", repetem.

Contrastando e com vista a proporcionar condições mais favoráveis para os diálogos, decretamos cessar-fogos unilaterais e, paradoxalmente, este generoso fato originou o recrudescimento da ofensiva do regime ao ocupar posições desfavoráveis para nossa força.

Hoje, por ocasião do próximo certame eleitoral à Presidência da República, muitas vezes se levantam, com diversidade de argumentos, solicitando-nos uma nova declaração de cessar-fogo, com a intenção de que o clima político eleitoral se caracterize pela maior ausência de perturbações.


A insurreição guerrilheira não acredita no regime eleitoral colombiano; pensamos, como milhões de compatriotas, que a corrupção, o clientelismo, a fraude e as manobras sujas de todo tipo conduzem à ilegitimidade de seus resultados e os escândalos, que hoje se apresentam, dão mais força à nossa razão.


No entanto, consideramos que um clamor nacional tão forte merece ser atendido e já veremos se mudarão a linguagem, as ordens dos altos funcionários e membros da cúpula militar ou policial em relação ao nosso gesto; além domais o fazemos como uma luz de esperança para um cessar-fogo bilateral.


Por tanto, ordenamos a todas as nossas unidades cessar qualquer ação militar ofensiva contra as forças armadas do Estado ou contra a infra-estrutura econômica a partir das 00:00 horas de terça-feira, 20 de maio até as 24:00 hors de quarta-feira, 28 de maio.


Pelo EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL: Nicolás Rodríguez. B.


Pelo Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP: Timoleón Jiménez


 Montanhas da Colômbia, 18 de maio de 2014.