"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Conclusões da Cúpula da UNASUL em Galápagos


O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, apresentou nesta sexta-feira 23 a resolução final, uma vez culminada a cúpula ordinária de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas [UNASUL], onde se trataram diversos temas de interesse para o bloco regional.


Sobre o processo de diálogo na República Bolivariana de Venezuela, destacamos a entrega de um informe onde se incluem as contribuições construtivas da Unasul ao processo. Unasul reafirma a sua convicção de que o diálogo é prioritário e necessário”. Nesse sentido, considera que qualquer sanção imposta pelos EUA de forma unilateral contra Venezuela representa um obstáculo para a paz.


Em relação à a presença de Cuba na próxima Cúpula das Américas: “Nossos mandatários latino-americanos, e em especial os sul-americanos, respaldam que a irmã República de Cuba esteja presente de maneira incondicional na próxima Cúpula das Américas em condições de igualdade”.


A respeito do processo de paz que se leva a cabo na Colômbia: “Unasul reitera seu apoio aos diálogos de Paz na Colômbia e vê com satisfação o acordo alcançado no terceiro ponto relacionado com as drogas ilícitas. Os chanceleres da Unasul apoiam a construção de uma paz estável para todo o povo colombiano”.


Sobre a cúpula do G77+China, que se desenvolverá na Bolívia: “O Conselho de Ministros se congratula e se compromete com o desenvolvimento satisfatório deste evento; pelo que respalda ao governo boliviano em todos os aspectos logísticos e de organização”.


O Chanceler de Venezuela, Elías Jaua, agradeceu o respaldo que o povo venezuelano recebeu por parte da União de Nações Sul-Americanas [Unasul]. Qualificou de positivo a aceitação da denúncia que levou a terras equatorianas sobre a ingerência dos Estados Unidos contra o Estado.


Em nome do povo venezuelano agradeço pelo apoio que temos recebido em nossa luta contra as ações intervencionstas dos EUA”, disse. Ao mesmo tempo, aplaudiu a integração da região em tempos onde, segundo ele, o Governo dos Estados Unidos insiste em semear a instabilidade na região.


A seis anos da consolidação da Unasul, nos resta seguir trabalhando para contra-arrestar os ataques de Governos capitalistas”, asseverou.