"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 15 de junho de 2014

Ao professor Pékerman e à seleção da Colômbia



Estimado professor, antes de tudo, nossa saudação respeitosa para você, a sua equipe técnica e, por seu intermédio, ao conjunto de nossa seleção.


Estamos a poucos dias da primeira partida, contra a Grécia, que a equipe nacional realizará no marco do Mundial 2014, e sabemos que a expectativa e os bons desejos do país são um todo que se converte em inspiração. Dentro dessa dinâmica, as FARC queremos expressar-lhes nosso reconhecimento, nossa voz de estímulo e desejos de êxito e glória no gramado brasileiro.


Em nome dos guerrilheiros e das guerrilheiras das FARC, hoje em diálogo por alcançar a paz com justiça social para todos, lhes reiteramos nossa admiração por cada passo dado no caminho para chegar ao Mundial, e elevamos nossos anseios para que novos triunfos alegrem o coração de cada compatriota. Estaremos com a seleção nas boas e nas más [horas], acompanhando-os até o final e desejando que, junto ao plantel que representa a Colômbia que queremos ver unida, expressando a mesma pátria que somos, nós a joguemos plenamente pela Paz.


Como expressa o escritor uruguaio Eduardo Galeano em sua obra O futebol e sua sombra, infelizmente “o futebol e a pátria estão sempre ligados e com frequência os políticos e os ditadores especulam com esses vínculos de identidade”. Não obstante, nós temos o sonho de que o futebol, dentro do caminho do respeito e da tolerância, possa nesta época brindar-nos um momento de regozijo ou de entretenimento que modere as consciências e ajude a encontrar da melhor maneira o caminho da reconciliação.


Cálido abraço, força e inteligência a Mario Alberto Yepes em sua condição de capitão de campo, a James Rodríguez e a toda a rapaziada mundialista, incluindo aqueles valiosos esportistas que como o “Tigre” Falcao, Aldo Leao, Perea ou como Muriel, não poderão participar, porém que tanto contribuíram para que estejamos no Brasil.


Finalmente, como diz James, “há sonhos, há que chegar com humildade e vontade. Vamos tentar chegar o mais longe possível”, e que os melhores sonhos, os melhores desejos e a melhor tentativa sejam pela Paz da Colômbia. Com gente como vocês, certeza que chegaremos longe.

Fraternalmente,

DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP