"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 4 de junho de 2014

FARC-EP e governo colombiano retomam diálogo



A Mesa de conversações entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) iniciou ontem novo ciclo de diálogos em Havana, Cuba. A expectativa é que a rodada seja curta e encerrada ainda nesta semana, por causa do segundo turno das eleições presidenciais, que ocorrerá em menos de 15 dias. A equipe negociadora volta a se reunir depois da aprovação de um acordo parcial sobre "o problema das drogas", e com as dúvidas quanto ao futuro das conversações, em meio à disputa entre Juan Manuel Santos, candidato à reeleição, e Óscar Zuluaga, do Centro Democrático (extrema direita).


O diálogo foi iniciado em novembro de 2012, após pelo menos seis meses de conversações "secretas" entre as partes, que definiram uma agenda de seis pontos. Agora, à véspera da eleição, o fim do conflito armado está no centro do debate entre os candidatos. Santos tenta ser reeleito em nome da continuidade do processo, e Zuluaga, embora tenha criticado os diálogos, agora não apresenta um posicionamento claro.


Inicialmente o opositor - apadrinhado do ex-presidente Álvaro Uribe, um dos maiores críticos do governo Santos e da condução do processo com as Farc - havia dito que suspenderia o processo de paz até que as Farc abandonassem as armas e deixassem atividades criminosas, como ataques à infraestrutura do país, atentados e recrutamento de crianças para o conflito.


Mas, após o resultado do primeiro turno, Zuluaga amenizou o discurso e fala na manutenção do processo de paz, com alguns "ajustes" e condições.


Uma semana após as eleições presidenciais, o cenário ainda é indefinido e as pesquisas continuam a indicar empate técnico entre os dois candidatos, algumas com ligeira vantagem para Santos, outras com melhor desempenho de Zuluaga.


O atual diálogo entre as Farc e o governo é considerado como o processo que "mais avançou" em direção a uma saída pacífica para o conflito de meio século. A Mesa de Conversações conseguiu chegar já a Acordos parciais sobre três dos seis pontos da Agenda: 01. Política de Desenvolvimento Agrário; 02. Participação Política; 03. Solução do problema das drogas ilícitas.


Os Pontos a tratar que ainda restam são: 01. Os direitos das vítimas do conflito, entre eles o direito a conhecer a verdade; 02. Fim do conflito; 03. Implementação, Verificação do cumprimento do Acordo de Paz e, a definição de um mecanismo para que seja O Soberano ( O Povo) que diga a última palavra sobre o Acordo de Paz. As FARC propôem que esse mecanismo seja uma Assembléia Nacional Constituinte.


Para maiores informações as leitoras e leitores podem visitar :