"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 21 de junho de 2014

ELN anuncia início dos diálogos de paz e exige mais transparência do governo



Após mais de um ano de conversas sigilosas, o Exército de Libertação Nacional (ELN), segunda maior guerrilha colombiana, anunciou que entrou oficialmente em um processo de paz com o governo colombiano. Será instaurada uma mesa de diálogos e estabelecida uma agenda de discussões para colocar fim ao conflito, que dura mais de 50 anos.


De acordo com o comunicado, os pontos que serão discutidos ainda não estão claros, contudo há temas que já estão definidos, que são: a inclusão das vítimas e a participação da sociedade nos diálogos a serem realizados. "Um real caminho de paz é determinado pela participação ativa e protagonista da sociedade e da democratização do país, realizando transformações profundas, feitas com o esforço de todos os colombianos, nos permitindo virar essa página de 70 anos de conflito interno”, informou o ELN.


Críticas


Apesar da importante conquista, o ELN critica o fato do governo ter alterado um dos pontos do Comunicado Conjunto. "Nos preocupa o fato do governo ter alterado o ponto VI do acordo, que termina com um chamado de paz e equidade. Então, se o governo altera, de forma unilateral, um acordo por escrito, o qual tem testemunhas internacionais, o que podemos esperar desse processo de diálogo e negociação? Desse modo não se constroem confianças”.


No fim do comunicado, o ELN faz ainda um apelo à sociedade. "A paz é obra de todos e de todas, por ela a sociedade deve exigir compromisso e transparência das partes envolvidas.”.
Fonte: Adital