"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Organizações rurais são as mais descriminadas em região colombiana



Camponeses, indígenas e mineiros informais, são os grupos que mais sofrem com violações dos direitos humanos em Caucasia, Cáceres e Tarazá, municípios da região de Bajo Cauca, na Colômbia. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Popular de Capacitação (IPC), durante o desenvolvimento do projeto ‘Direitos sem estigmas: tolerância e cultura de direitos humanos em Caucasia, Cáceres e Tarazá’, realizado com 118 pessoas, entre funcionários públicos e líderes comunitários dos três municípios.

A pesquisa consistia em averiguar a opinião dos defensores dos direitos humanos a fim fazer um levantamento acerca da estigmatização e da intolerância nos três municípios, com o objetivo de tomar conhecimento dos problemas que afetam a promoção e defesa dos direitos humanos na região.


Algumas conclusões:


Os resultados da pesquisa afirmam que o conflito armado é a principal causa dos abusos dos direitos humanos nas comunidades rurais. Além disso, revelam que, pelo fato de estarem localizadas em zonas rurais, essas comunidades são muitas vezes tachadas como ajudantes dos grupos armados.


A investigação assinala também a existência de níveis de desconfiança entre as organizações rurais e as instituições públicas, o que dificulta a criação de espaços de diálogos, os quais seriam oportunidades de promover, restaurar e defender os direitos humanos na região.


Alguns dados


Dentre os resultados da pesquisa é possível destacar que 20% dos funcionários públicos acreditam que o trabalho das organizações rurais estão ligadas à ilegalidade, enquanto que 15% organizações rurais pensam o mesmo sobre o trabalho dos funcionários públicos.


Outro dado importante é sobre o tratamento dos servidores públicos. 25% das organizações rurais se sentem tratadas com negligência por esses profissionais e 7% se disseram mal tratadas pela categoria.


Com informações da agência IPC