"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Defesa de Ricardo Palmera Demanda Nulidade do Julgamento

Testemunho demolido pela defesa... Os fiscais do governo dos Estados Unidos (EEUU) argumentaram que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) são as que estão sendo julgadas, em vez de que o esteja Ricardo Palmera. A última testemunha apresentada pela fiscalização, Daniel Beltrán, esteve dando discursos contra as FARC e não respondeu as perguntas que se lhe faziam sobre Ricardo Palmera. O juiz Lamberth disse: “que negava a petição de nulidade do julgamento dos advogados da defesa, e agregou que, “amanhã pela manhã (5 setembro) apresentará uma resposta escrita.”

[Tom Burke / Washington, DC, setembro, 2007]


Os advogados defensores de Ricardo Palmera (Simón Trinidad) pediram ao juiz Lamberth a nulidade do julgamento por estar viciado. Foi um dia – o 4 – dramático. Os fiscais do governo dos Estados Unidos (EEUU) argumentaram que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) são as que estão sendo julgadas, em vez de que o esteja Ricardo Palmera. A última testemunha apresentada pela fiscalização, Daniel Beltrán, esteve dando discursos contra as FARC e não respondeu as perguntas que se faziam sobre Ricardo Palmera. O juiz Lamberth disse: “que negava a petição de nulidade do julgamento dos advogados da defesa, e agregou que, “amanhã pela manhã (5 setembro) apresentará uma resposta escrita.”

A Daniel Beltrán, um observador da corte o descreveu como um envaidecido, ele tem ao redor de uns 30 anos e provém do campo colombiano. Beltrán reclamou que seu padre havia sido um importante líder comunista, organizador dos campesinos e do povo. Dando as costas ao legado de seu pai, traiu e esteve por mais de três horas testemunhando contra as FARC, retratando-as negativamente e buscando desta maneira agradar e satisfazer aos neoconservadores da Casa Branca e aos narcotraficantes do Palácio de Nariño em Bogotá.

A maneira como Beltrán se comportou durante seu depoimento se assemelha à dos manuais da guerra psicológica dos EEUU – promover uma visão de que as FARC são afastaram de suas idéias revolucionárias e agora se corromperam. Isto é uma grande mentira. Esta visão a têm estado popularizando por uma parte as corporações financiadoras dos “grupos de direitos humanos” nos EEUU e os grupos ligados ao corrupto regime de Uribe Vélez na Colômbia. Este é um julgamento político como se fosse a busca das armas de destruição massiva no Iraque, semear a idéia de que as FARC estão envolvidas no tráfico de drogas, é uma manobra-chave para a política dos EEUU na Colômbia. Pois, isto lhes dá o pretexto para manter a guerra suja dos EEUU na Colômbia e tratar de convencer a um jurado de cidadãos estadunidenses de que o professor Ricardo Palmera não é revolucionário, senão que é parte de uma grande conspiração criminosa, é uma forma de contribuir para a intervenção dos EEUU na Colômbia.

A testemunha anterior, José Nico, foi demolida pela defesa. Num momento, todo o salão da corte estiveram suprimindo as trapaças sobre as contestações de Nico. Ele (Nico) iniciou seu depoimento declarando que vinha dizer a “verdade e nada mais que a verdade”. Isto golpeou o jurado como muito pomposo e vaidoso. A defesa se dirigiu a Nico de uma maneira tranqüila e em calma expondo as mentiras ditas por ele na quinta-feira durante seu depoimento. Nico só recordou pequenos detalhes concernentes ao dito contra Ricardo Palmera, repetidamente respondia as perguntas com um “não recordo”. O fiscal do governo dos EEUU estava visivelmente incomodado na medida que continuava o questionamento e suas testemunhas se enredavam no sal de suas próprias mentiras. A testemunha Nico se punha cada vez mais nervosa e agora dizia “supostamente, supostamente”, depois de cada pergunta. O propósito da evidência de Nico era somar evidências para enlaçar a Palmera aos envios de droga aos EEUU. O intento resultou frustrado.

A demolição de Nico contribui para que os membros do jurado possam entender claramente que se trata de um julgamento político. O pedido da defesa de declarar a nulidade do julgamento por estar viciado é uma vitória para Ricardo Palmera. Qualquer juiz e em qualquer parte deveria estar de acordo e declarar a nulidade deste julgamento. O juiz Lamberth não o fez.

Agora, a defesa poderá fazer um questionamento altamente politizado dos depoimentos vindouros. E, se a Ricardo Palmera lhe é permitido testemunhar em sua própria defesa, o caminho está aberto para que o revolucionário colombiano lhe explique ao jurado tudo o que sabe sobre a dominação seu país e a guerra por parte dos EEUU em seu país. Ricardo Palmera (Simón Trinidad) é um professor, atendeu o colégio da Escola Naval na Colômbia, posteriormente se graduou de economista numa conhecida universidade de Bogotá, viajou extensamente por toda a Colômbia. Certamente, ele sabe da economia política de seu próprio país. Esperamos escutar seus pontos de vista sobre a paz e a guerra, a economia.