"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 4 de setembro de 2007

FARC entrega coordenadas do lugar onde se encontram os despojos mortais dos Deputados.

Segundo o Comando Conjunto do Oeste, em Comunicado exclusivo conhecido por ANNCOL na madrugada de hoje, "como tínhamos anunciado, entregamos à Cruz Vermelha Internacional e ao Doutor Álvaro Leiva, a informação sobre o lugar onde se encontram os despojos mortais dos 11 Deputados, para que seus familiares possam dar-lhes digno sepultamento", indicam.


Marulanda Vélez, Comandante em Chefe das FARC.


COMUNICADO DAS FARC

  1. Como tínhamos prometido, entregamos à Cruz Vermelha Internacional e ao Doutor Álvaro Leiva, a informação sobre o lugar onde se encontram os despojos mortais dos 11 Deputados, para que seus familiares possam dar-lhes digno sepultamento.
  2. Não identificamos o grupo agressor, mas continuaremos nessa tarefa. Para isso contamos, entre outros, com os seguintes elementos de juízo:
    a. Desde os primeiros dias do mês de junho, incrementou-se o operativo militar sobre a Costa Pacífica no Estado de Narinho e, especialmente no Rio Patía. Os sobrevôos da inteligência, patrulhamentos anfíbios e enfrentamentos com nossas unidades multiplicaram-se.
    b. Tem havido presença aberta de paramilitares no mencionado operativo, atuando conjuntamente com a Força Pública Oficial, algo que tem sido constante nesta área da Terça Divisão do Exército e da Força Naval do Pacífico.
    c. Presença na Costa do Pacífico Sul de comandos militares sem identificação visível, que se mobilizam em helicópteros e embarcações em alta velocidade, portando armamento moderno e sofisticado e, ocultando seus rostos com capuz. Dizem ser caça-recompensa e perguntam à população pela guerrilha.
    d. Combates desde as 13h00 até as 18h00, no dia domingo 17 de junho, no morro El Zorro, onde os guerrilheiros foram atacados pela Força Pública uniformizada e os paramilitares, com resultado final de um guerrilheiro morto e três feridos. Isto foi a 20 minutos pelo rio do acampamento onde morreram os Deputados o dia seguinte, às 11h30.
  3. Não seria a primeira vez em nosso país que uma força clandestina, amparada por um dispositivo militar oficial, realizara uma operação encoberta e suja.
  4. Reiteramos nossa responsabilidade como garantidores que éramos da integridade dos Deputados. Mas rechaçamos energicamente as lágrimas de crocodilo do Presidente Uribe, com as quais trata de ocultar sua responsabilidade, sendo que é cabeça da violência oficial, obstáculo principal para a realização do Intercambio Humanitário e, também, rechaçamos o feito dele ter transformado seus ódios pessoais em razões de Estado, propiciando tragédias como esta que estamos lamentando.
  5. Agradecemos ao Doutor Leiva, à Cruz Vermelha Internacional e, à Comissão de Forenses sua gestão. Confiamos na imparcialidade de sua missão a desenvolver. Expressamos nosso sentimento de pesar às famílias dos Deputados, assim como também, aos familiares de todos aqueles colombianos guerrilheiros, militares ou civis que dia após dia tombam nesta confrontação fratricida.
  6. Continuaremos lutando pelo Acordo Humanitário que permita o regresso de todos os prisioneiros de guerra ao seio de suas famílias. Este Acordo pode ser a chave para abrir a porta a uma solução civilizada da confrontação, tal como tem sido proposto já, pelo nosso Estado Maior Central.

COMANDO CONJUNTO DO OESTE.
Montanhas do Sudoeste colombiano.
FARC-EP
31-08-2007

Enlace original