"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Corte Suprema de Honduras aceita ação contra militares que comandaram golpe de Estado

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito


Brasília - A Corte Suprema de Honduras aceitou hoje (11) a ação movida pelo Ministério Público contra os comandantes das Forças Armadas que lideraram o golpe de Estado contra o presidente deposto, Manuel Zelaya, em 28 de junho de 2009. Os militares são acusados de abuso de autoridade e expatriação ilegal. Os oficiais foram informados nesta segunda-feira sobre o processo e que deverão apresentar suas explicações.

O presidente da Corte Suprema, Jorge Rivera, irá ouvir os comandantes militares na próxima quinta-feira (14) à tarde. Preocupado com as repercussões sobre o assunto, o magistrado alertou que o local escolhido para ouvir os comandantes deve ter segurança garantida. Segundo ele, a escolha deve considerar ainda a comodidade dos denunciados.

Na última quarta-feira (7), o Ministério Público de Honduras pediu a instauração de processo contra os militares por “abuso de autoridade”. Desde o golpe de Estado, que contou com o apoio de militares, integrantes da Corte Suprema e do Parlamento, o país centro-americano está mergulhado em uma profunda crise política e foi isolado por parte da comunidade internacional, inclusive o Brasil.

Determinado a assumir o poder, Zelaya retornou a Honduras e está abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa (capital hondurenha) há cerca de quatro meses – ele entrou na representação diplomática no dia 21 de setembro de 2009.