"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Preparemo-nos para defender nossa soberania em 2010!

As linhas de Chavez:
27 de dezembro de 2009


Natal: tempo de alegria, tempo de esperança. Dizia o grande pensador Ludovico Silva: “Não há pior inferno que a falta de esperança (…) Perder a esperança é não ter futuro; o porvir se nutre dela.”


E agora podemos dizer na Venezuela, sem medo de exagerar, que estamos saindo do inferno em que nos tinham metido aqueles que fizeram mal uso do mandato do nosso povo durante quarenta largos anos.


Hoje, ao contrário, o porvir se nutre da esperança: esperança concreta e tangível que se encarna na via venezuelana ao socialismo.


Boas novas socialistas, nascimento do porvir, constitui a inauguração da primeira Arepera (nota: lanchonetes típicas venezuelanas) Socialista nesta semana: estamos dando vida a uma visão e a uma prática comercial que são radicalmente inéditas na Venezuela. Estamos tornando realidade um princípio socialista: os alimentos não são uma mercadoria; a satisfação das necessidades básicas – neste caso, a alimentação – não pode ser entendida como um negócio.


A Nova Corporação de Mercados Socialistas (COMERSO) é um enlace fundamental do novo sistema de produção, distribuição e consumo que estamos criando: o povo contará com um conjunto de tendas, com produtos de qualidade, a preços incomparáveis aos do mercado capitalista.


Nosso propósito é quebrar a espinha dorsal da especulação selagem que reina impunemente.


Na mesma ordem de idéias, nesta quarta-feira entregamos os primeiros automóveis da filial automotiva da COMERSO. Não somente aplicamos o princípio cristão e socialista de de cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo sua necessidade, assim como estamos fazendo justiça a nossos compatriotas que foram vitimas de fraude, ou que tenham perdido seu veículo em acidente ou roubo.


II


Quero tomar emprestadas umas palavras do Che: “Perseguindo a quimera de realizar o socialismo graças às armas que nos legou o capitalismo (a mercadoria como célula econômica, a rentabilidade, o interesse material individual como alavanca, etc.), pode-se chegar a um beco sem saída”.


Faço um chamado a todos e todas vocês, compatriotas, para estarem vigilantes na função de salvaguardar o propósito fundamental da nossa Revolução Bolivariana: a maior soma de felicidade possível para todos os venezuelanos e venezuelanas.


Nesse sentido, temos fé que o recém criado Banco Bicentenário contribuirá sobremaneira para alcançar a mudança de espirito necessária à emancipação que aspiramos.


Erradicar o uso das armas que o capitalismo inoculou desde tempos imemoriais não é tarefa fácil, reconheço. É por isso que peço a todos e todas um esforço heroico para que comecemos a mudar a mentalidade de cada um, de cada uma. Eis aí a primeira e maior liberação: a que opera por dentro de nós mesmos.

III


Recordemos, uma vez más, como na voz da Virgem Maria sonha a mais poderosa mensagem de liberação para os pobres da terra:


Doravante todas as gerações me felicitarão,

porque o Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor:

seu nome é santo,

e sua misericórdia chega a seus fiéis,

de geração em geração.

Ele realiza proezas com seu braço:

dispersa os soberbos de coração,

derruba do trono os poderosos

e eleva os humildes;

aos famintos enche de bens

e despede os ricos de mãos vazias.


Se a mãe de Deus foi capaz de pronunciar tais palavras, é porque o reino de seu filho não pode ser outro que cada bairro, cada campo, cada lugar, aonde todos os dias ela segue parindo, amamentando e carregando a esperança humana.


Maria é cada mãe venezuelana. Por todas e cada uma delas, que dão tanto amor, nasceu a Missão Menino Jesus essa semana: para defender, contra todos os perigos, o germe do novo homem e da nova mulher da Pátria Bonita.


IV


Estas são as últimas linhas do ano. Com esta última entrega, fechamos 2009 e voltaremos com tudo em 2010.


Este ano que termina abre as portas ao epicentro temporal da Era Bicentenária. Em 2010 se iniciará, como pensava o mestre Augusto Mijares, a comemoração do nosso primeiro ciclo de liberação republicana. É a torrente histórica que hoje vive na memória de nosso povo: nossa herança bolivariana. Herança que hoje, mais do que nunca, necessita uma definição: fazer-se corpo efetivo na nossa prática política. Devemos merecer esta herança, como diz Luis Britto Garcia.


Não será um ano fácil: os agentes da reação internacional preparam seus planos para reverter o processo emancipatório que vive a nossa América. Veja-se a ameaça imperial que ronda a Venezuela desde a Colômbia: a irmã Colômbia convertida no Israel da América do Sul.


A ditadura militar hondurenha continua no poder. A reação, em todos os nossos países, conta agora com um modelo de golpe de Estado para o século XXI: golpes com fachada legal que levam o selo de made in USA.


Não podemos nos enganar: acabou a ilusão Obama e o descarado intervencionismo da nova administração gringa assim o demonstra. Preparemo-nos, então, para defender nossa soberania em todos os terrenos.


Em matéria ecológica, está clara a posição dos países industrializados, toda vez que relativizam e interditam o funcionamento da ONU como organização mundial efetiva em função da defesa do princípio da igualdade entre as nações. Quem está nos colocando perto de um ecocídio inimaginável, os causadores da mudança climática, devem ser obrigados a assumir suas responsabilidades.


Internamente, 2010 será marcado pelas eleições legislativas: seu valor é transcendental para a continuidade e aprofundamento socialista da revolução bolivariana; será, em síntese, um grande momento de definição política.


O exercício das 3R deve ser nossa bandeira de luta e nosso direcionamento: se trata de alcançar o destravamento burocrático e de avançar na solução imediata e revolucionária dos problemas mais urgentes da nação.


A Assembléia Nacional está obrigada a reimpulsionar-se a cada dia. A luta aberta contra o burocratismo, a corrupção, a ineficiência, a inseguridade, exige e exigirá muito mais das deputadas e deputados revolucionários.


“O desenvolvimento moral do homem é a primeira intenção do legislador”, disse o nosso Pai Libertador em sua Mensagem ao Congresso Constituinte da Bolívia em 25 de maio de 1826. O desenvolvimento da moral revolucionária do homem e da mulher, construímos nós mesmos aqui e agora.


Em 2010, pensando junto de José Marti, iremos à raiz, aprofundaremos ao máximo a radicalização do processo revolucionário: “A raiz vai ao homem verdadeiro. Radical não é mais que isso: aquele que vai à raiz. Não se chame radical àquele que não vê as coisas profundamente. Nem chame de homem, quem não contribua para a segurança dos demais homens”.


Mulher, homem, jovem, criança, compatriota que me lê, te convido a terminar o ano com o Pai Bolivar, quando nos deixou, como um Fidel do século XIX, aquela sábia reflexão com a qual colocou o tempo ao lado de nós, revolucionários e revolucionárias:


“Espero muito do tempo. Seu imenso ventre contém mais esperanças de sucessos passados e os acontecimento futuros hão de ser muitos superiores aos do passado”.


O tempo, dizia Marx, é o sinônimo da vida.


Acaba aqui o ano de 2009. E chega o ano de 2010, último desta primeira década do século XXI...


Feliz e venturoso ano novo a toda a grande família venezuelana!


Em 2010, também venceremos!