"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 9 de maio de 2010

CHÁVEZ DENUNCIA MANIPULAÇÃO NA CAMPANHA DE SANTOS

Chávez reiterou sua preocupação se o candidato colombiano, Juan Manuel Santos, chegue à presidência, e afirmou que este iria se tornar uma ameaça não só para a Venezuela, mas para toda a região.

TeleSUR:


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, denunciou nesta sexta-feira que existe na campanha do candidato do partido governista da Colômbia, Juan Manuel Santos, uma manipulação da mediática que usa a sua figura para assustar o povo.

“Começaram novamente a usar a minha figura, a de Fidel, também a de Correa, para tentar de incutir o medo ao povo colombiano e esse foi Santos”, denunciou Chávez.

O presidente explicou que através de outdoors tenta-se “prejudicar um setor e incutir o medo no povo da Colômbia”.

“Eles estão pedindo para votar para Santos, me atacando”, insistiu o líder venezuelano.

Chávez reiterou que “se o Sr. Santos for, infelizmente, eleito presidente da Colômbia, bem isso se transforma numa ameaça não só para a Venezuela mas para a metade de um continente”.

"O que nós fizemos agora com o atual governo da Colômbia é manter distância, reduzir o comércio, com um governo que, praticamente, se declarou inimigo da Venezuela”, acrescentou.

Por outro lado, denunciou que o candidato Juan Manuel Santos, ex-ministro da Defesa, “foi quem negociou as bases” militares dos EUA instaladas na Colômbia, ação que desencadeou tensões entre os dois governos desde agosto de 2009.

“Este cavalheiro na verdade é um mafioso”, disse ele sobre Santos.

“Fui o primeiro a desejar que na Colômbia haja um governo decente, que seja uma pessoa com a que se possa falar”, disse Chávez depois de afirmar que essa pessoa pode ser qualquer uma “menos o Sr. Santos”.

Também advertiu que: “Se Santos é o presidente, com maior razão nos teremos que fechar o comércio com a Colômbia, quase inteiramente”.



Por fim, lembrou que na última Cimeira da Unidade da América Latina e do Caribe, realizada em Cancún, México, teve uma altercação com o atual presidente colombiano, Álvaro Uribe, o que levou a decisão dos participantes de criar um grupo de amigos para resolver as diferenças entre ambos os governos liderados pelo presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez.