"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Guerrilheiros das FARC-EP derrubam avião de guerra Super-Tucano, da Força Aérea Colombiana


Unidades da Coluna Jacobo Arenas de las FARC-EP no marco da operação “Alfonso Cano: Presente y Combatendo”, desde o dia 3 de julho mantemos um permanente assedio militar contra o Exército e a Policia, que cobardemente se escudam nos perímetro urbano del Município Jambaló, Cauca.

Nesse accionar contra os inimigos de nosso povo, temos realizado 32 combates de distinto caráter durante 10 dias.  O último combate, realizado ontem as 15:30 na vereda Paletón, do município de Jambaló, deixo como resultado a derrubada de um avião Super Tucano pelo nosso fogo anti-aéreo e mortos seus dois tripulantes e, não como cinicamente pretende ser difundida a informação de que foi uma falha técnica ou humana. Igualmente, foi recuperada pela nossa força parte do material de guerra do avião, incluída uma metralhadora ponto cinquenta.

Nas FARC estamos convencidos y afônicos de repetir que os problemas que padece Colômbia, e esta etapa do desenvolvimento da sociedade em sua mais elevada expressão de contradições, os podemos superar civilizada e pacificamente, através do dialogo, como instancia inicial para a superação do conflito e, não como o repeteou o presidente Juan Manuel Santos ontem no município de Toribio, Cauca, que a solução para os problemas da região e do país é “tiros e mais tiros”, quando a imensa maioria pede aos gritos que quer paz com justiça social.

Também informamos que hoje serão entregues os corpos do técnico primeiro Oscar Raúl Castillo Moncaleano a organismos humanitários e, por tanto, pedimos a presença da Cruz Vermelha Internacional na área dos acontecimentos.

Firmado Coluna Jacobo Arenas das FARC-EP Montanhas do Estado do Cauca”.