"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 7 de setembro de 2013

Chomsky: O ataque dos Estados Unidos contra a Síria seria um crime de guerra


 O acadêmico afirmou que a agressão sem a autorização da ONU seria um crime de guerra muito grave. 

O destacado acadêmico, filósofo e linguista estadunidense Noam Chomsky criticou o empenho do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de empreender um ataque bélico apesar da oposição mundial. Para Chomsky, os EUA estão procurando um pretexto fabricado para atacar a Síria.
Ele assegurou que um ataque por parte dos Estados Unidos à Síria, sem o apoio das Nações Unidas, seria um crime de guerra, independentemente da aprovação do Congresso do país norte-americano.
"A agressão sem autorização da ONU seria um crime de guerra, e muito grave, isso está muito claro, apesar dos esforços empenhados para apelar a outros delitos como precedentes", disse Chomsky em um correio eletrônico enviado ao jornal The Huffington Post.
Assim mesmo, destacou que na medida em que o apoio internacional à decisão do presidente dos EUA, Barack Obama, de atacar a Síria se enfraquece junto com a credibilidade das afirmações do Governo, a Administração recorre a um pretexto fabricado para os crimes de guerra quando todos estão dizendo: "não há credibilidade nas ameaças do auto designado policial do mundo".
Enquanto isso Obama segue adiante com sua campanha para tratar de angariar apoios no Congresso e conseguir a aprovação na Câmara para atacar a Síria.
O governo sírio desmentiu no dia 21 de agosto através do Ministério de Informação as notícias difundidas por várias agências internacionais, referentes ao alegado uso de armas químicas por parte do Exército contra grupos terroristas nas proximidades da capital, Damasco, segundo resenhou a agência oficial de notícias SANA.
Os Estados Unidos e outros países do Ocidente acusam a Síria de usar armas químicas contra seu próprio povo e levantaram a voz sobre uma iminente invasão militar à Síria, algo que foi rechaçado pela comunidade internacional e as Nações Unidas.
Apesar do governo sírio ter entregue provas dos ataques com armas químicas por parte dos opositores armados, estes mesmos grupos confessaram ter este tipo de armas em seu poder e tê-las usado.
A Síria tem sido cenário de um conflito interno que se iniciou em março de 2011. Informes demonstram que um alto número de mercenários estrangeiros participam na guerra contra o Governo sírio. Cifras oficiais da ONU confirmaram que no conflito interno morreram mais de 95 mil pessoas.
nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
Tradução: PCB Partido Comunista Brasileiro